A AVCC – Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer - de Fernandópolis, após ter firmado convênio com a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos, qualificou o projeto de Home Care na cidade de Fernandópolis. Portadores de câncer em estágio avançado, onde os cuidados médicos voltados à cura da doença já não são mais eficazes devido ao estágio da enfermidade, recebem em domicílio a ajuda necessária para enfrentar a doença.
A equipe do Home Care que atua em Fernandópolis é formada por psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas, além de médicos e assistentes sociais, todos qualificados especificamente a este tipo de atendimento voltado à qualidade de vida, levando aos pacientes uma palavra amiga e de apoio, além do tratamento de saúde que ameniza a dor física dos enfermos.
“Mudamos o foco da situação. Colocamos o paciente em primeiro lugar, cuidamos dos aspectos psicológicos e tiramos a dor que a doença causa. Tentamos fazer o paciente viver sua vida da forma mais natural possível apesar da situação”, ressalta o enfermeiro Antônio Carlos Gonçalves.
Além da qualificação dos cuidados paliativos, a AVCC de Fernandópolis também conta com uma unidade de diagnóstico de câncer chamado Instituto de Prevenção “Julia Marzola Faria”. Situada no mesmo local onde era estabelecida a AVCC anteriormente, a unidade atende 95 municípios.
No local, podem ser feitos os primeiros exames sob suspeita de câncer através de ultrassom e mamografia - testes essenciais para descobrir a doença precocemente, aumentando as chances de cura. A unidade, posteriormente, visa à construção de uma estrutura que permita a prevenção de câncer de próstata, colo do útero e digestivo alto e baixo.
O exame na unidade de diagnostico é feito através do SUS, sem qualquer custo. Em caso de anormalidades, o paciente é encaminhado para uma unidade mais especializada onde exames mais específicos são feitos para determinar com melhor exatidão qual o real estado de saúde do paciente.