Vereadores acompanham palestra sobre Ferrovia Norte-Sul

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vereadores acompanham palestra sobre Ferrovia Norte-Sul

Os vereadores Chico Arouca, Salvador Castro e Valdir Pinheiro estiveram em São Paulo, na semana passada, para acompanhar uma palestra do diretor da Valec, Bento Lima, sobre a Ferrovia Norte-Sul, na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária Paulista, na Assembleia Legislativa de São Paulo, dia 18 de abril. A prefeita Ana Bim e o secretário de Desenvolvimento, Claudecir dos Santos também participaram do encontro.

Durante a palestra, Bento explicou que a Valec era um braço construtor do governo e que a empresa é responsável pela construção da Norte-Sul até a intersecção em nossa região, entre as cidades de Fernandópolis e Estrela D´Oeste.

 Ele também explicou que com o novo modelo de concessões do Governo Federal, a União irá conceder a construção, manutenção e controle de tráfego do trecho para a iniciativa privada.

Esse concessionário venderá para o governo a totalidade da capacidade de transporte e caberá a Valec fazer a oferta dessa demanda aos interessados. Bento destaca que, com isso, o risco de demanda será eliminado e o concessionário irá recebendo ano a ano por essa capacidade, durante os 35 anos da concessão. “É a primeira vez que temos um programa de logística no Brasil que a ferrovia terá mais investimentos que a rodovia”, destacou.

O diretor explicou, também, que a Norte-Sul tem a finalidade de criar alternativa a Estrada de Ferro Carajás, superlotada com o escoamento do minério de ferro.  Com o trecho do PIL entre Açailândia e Vila do Conde, as cargas do Centro-Oeste e Norte brasileiro terão a opção de usar os portos do Pará. E, futuramente, ter rotas alternativas para outros portos como Santos, Paranaguá e Rio Grande, através do eixo Sul da ferrovia que chegará ao Rio Grande do Sul.