Enquanto imaginava-se que o último capítulo da novela “Expo” teria sido na quarta-feira, 6, quando a prefeita de Fernandópolis, Ana Maria Matoso Bim, declarou à imprensa que não realizaria mais a festa em maio, eis que tudo mudou de uma semana para outra e a declaração que havia soado como uma bomba na semana passada, deu lugar a outra tida como um alívio.
Nesta terça-feira, 12, Ana Bim foi surpreendida por mais de 40 pessoas de Fernandópolis e região diretamente ligadas ao evento (tropeiros, barraqueiros, locutores, peões representantes do comércio, etc). Sem avisar, eles se reuniram na frente da prefeitura e pediram para falar com a prefeita.
O pedido foi atendido. A chefe do executivo convidou-os para seu gabinete e escutou a revindicação dos que dependem da Expo de Fernandópolis para sobreviver.
“Prefeita, estamos aqui para pedir a senhora que realize a festa e dizer que não a deixaremos sozinha nessa batalha. Sabemos de seu esforço para que a festa fosse realizada e, também, dos motivos que a levaram a cancelá-la, só que não podemos deixar nossa tradição morrer. Além dela servir como fonte de renda para todos nós aqui, para os mais de 600 que trabalham conosco e para o comércio em geral da cidade, ela é nosso cartão de visita para outras festas da região e do país”, afirmou o locutor de rodeio Caetano de Sousa.
Entoado neste sentido, o grupo pediu à prefeita que reconsiderasse sua decisão, oferecendo como contrapartida, apoio incondicional na organização do evento. “Vamos fazer tudo que for possível para que essa seja a melhor festa de todos os tempos. Não iremos descansar”, afirmou o tropeiro Ubirajara de Paula.
Diante do exposto, Ana Bim decidiu reconsiderar e, diante deles, anunciou que será, sim, realizada a festa em maio.
“Minha preocupação era com o tempo. Estávamos sozinhos e se continuássemos assim, não conseguiríamos realizar a festa que nosso povo merece em tão pouco tempo. Mas, agora a pouco, me informaram que tinha dezenas de pessoas lá fora querendo falar comigo. Então, os convidei para entrar e eles se comprometeram a trabalhar ao nosso lado na realização da festa. Juntos, tenho fé de que conseguiremos superar as barreiras do tempo”, declarou Ana Bim.
NOMEAÇÃO
Após reconsideração da prefeita, o empresário fernandopolense Renato Colombano foi nomeado, agora oficialmente, o presidente da 46ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Fernandópolis. A oficialização do que já havia sido anunciado no início de janeiro, antes de toda confusão na Câmara, aconteceu no dia seguinte após o anúncio da realização da festa.
Colombano reafirmou que a festa será popular, com permanentes familiares e, o mais importante, em prol à Santa Casa de Fernandópolis.
“Temos que levar a população de volta para a Expo. Como já havia dito antes de toda essa confusão, teremos uma festa popular, as permanentes serão familiares e o lucro será inteiramente destinado a nossa Santa Casa. Nosso hospital está passando por sérios problemas financeiros e ajudando a ele, consequentemente, estamos ajudando as demais entidades, pois todas dependem dele”, reafirmou o presidente da festa.
Representando a Santa Casa, o provedor da entidade Geraldo de Carvalho participou da coletiva e agradeceu Colombano e a prefeita Ana Bim pela iniciativa de repassar os lucros à entidade.
“As emendas de deputados vêm exclusivamente para equipamentos, mas todos sabem que a Santa Casa não sobrevive apenas de equipamentos, é preciso dinheiro para pagar médicos, enfermeiros, colaboradores, remédios. A prefeita acompanha nossa luta diária para manter as portas da Santa Casa aberta e, sensibilizada, decidiu reverter o lucro da festa para entidade. Esse dinheiro, infelizmente, não será suficiente para saldar o déficit em que nos encontramos, mas ajudará e muito, além de dar notoriedade a nossa causa”, destacou Geraldo de Carvalho.
MÍNIMO POSSÍVEL
Representando a prefeita Ana Bim, que está em viagem, o secretário de Gestão Rodrigo Ortunho anunciou que a prefeitura gastará o mínimo possível de dinheiro público na exposição deste ano.
“Ainda não temos valores definidos, mas isso já está sob análise da Secretaria de Planejamento. O que posso adiantar é que gastaremos o mínimo possível e menos do que foi gasto nos anos anteriores”, adiantou Ortunho.
A FESTA
Desta vez, foi apenas o anúncio oficial de Colombano e sua diretoria. O lançamento da festa será nos próximos dias, por isso, pouco ainda foi adiantado sobre o evento. “Tínhamos entrado em contato com alguns cantores anteriormente, mas agora, temos consciência de que muita coisa irá mudar, por causa da demora”, enfatizou Colombano.
A Expo, como já havia adiantado o CIDADÃO, será realizada de 17 a 26 de maio e terá, no mínimo, um dia de entrada gratuita. A comissão organizadora estuda abrir os portões na sexta-feira, 17, primeiro dia da festa, além do dia do aniversário da cidade.
O valor das permanentes será dividido em três vezes, com pagamentos para os dias 20 de março, 20 de abril e 10 de maio . Segundo informação extra oficial, elas poderão custar R$ 90.