Unir forças com a prefeitura. É este o intuito de 330 munícipes, entre moradores, comerciantes, funcionários e empresários do Jardim Ipanema que aderiram ao abaixo-assinado organizado pela associação de bairro local para reivindicar uma alça de acesso adequada e o asfaltamento da marginal Litério Grecco.
Segundo os moradores, quando chove, a situação beira a calamidade. As empresas que ali estão instaladas ficam praticamente ilhadas, crianças não conseguem chegar à escola e os motoristas que se arriscam passar pelo local, acabam encravados na lama.
A situação já delonga muitos anos, mas com a duplicação da rodovia Euclides da Cunha, esperava-se que o trecho recebesse a atenção do Estado, o que até então não ocorreu.
“Nós temos a informação de que estava previsto dinheiro no orçamento para obras aqui na marginal. Chegaram a colocar as marcações para começar a asfaltar, só que parece que eles remanejaram esse dinheiro para outro ponto da rodovia”, destacou um dos idealizadores do manifesto Marcelo Henrique dos Santos, presidente da associação de moradores do bairro.
Agora, depois de colher a assinatura e a declaração de apoio de 24 empresas, os organizadores querem entregar a reivindicação reforçada pelas 330 assinaturas à prefeita Ana Bim para que ela possa levar ao DER e reforçar o pedido que é feito há tantos anos.
“Queremos que ela (Ana Bim) nos ajude nessa batalha. A situação, que já é difícil, vai ficar ainda mais complicada quando inauguram aqui o Jardim São Francisco. 300 famílias a mais vão passar as mesmas dificuldades que nós, que já passamos aqui há tantos anos”, destacou Edmar Joaquim Brito, promotor social da associação de moradores.
De acordo com a prefeita Ana Bim, a iniciativa dos moradores é muito importante, pois juntos eles terão mais força.
“A população e os empresários daquela área é que sentem no dia a dia as dificuldades da falta de uma alça de acesso adequada à marginal e a falta de pavimentação. Com certeza, juntos teremos mais forças para conseguir que essas reivindicações se tornem realidade”, afirmou a prefeita.
Segundo ela, assim que receber o abaixo-assinado, levará a reivindicação ao DER. “Já foram feitos relatórios e fotos do local para comprovar a necessidade dessas obras. Assim que o abaixo-assinado me for entregue, será anexado junto a esse material para ser levado ao DER”, completou Ana Bim.
De acordo com a prefeitura, o primeiro passo já foi dado. Recentemente, a prefeita esteve na Secretaria de Planejamento do Estado e passou toda a situação, bem como a necessidade dessas obras. O próximo passo é, junto com esta Secretaria, solicitar as devidas providências ao DER.
Em contato com o DER, o órgão informou que não há previsão de implantação de novos acessos e dispositivos na SP-320, além daqueles já previstos no projeto executivo das obras na Euclides da Cunha, com conclusão prevista para junho de 2013.