Empresas fernandopolenses estão na lama

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Empresas fernandopolenses estão na lama

Não é de hoje que os proprietários e funcionários das empresas instaladas na Parque Industrial III de Fernandópolis sofrem para chegar ao seu local de trabalho quando chove. Aliás, como um dos mais velhos distritos industriais da cidade, este sofrimento já dura anos.

Com o anúncio da duplicação da Rodovia Euclides da Cunha, uma luz de esperança surgiu no fim do túnel, mas logo se apagou. Como diz um velho ditado popular “o cavalo passou arriado, só que ninguém o montou”. 

“Fizeram marginais em todas as cidades aqui perto e só a gente ficou de fora. Será que ninguém sabia que tinha esse trecho aqui para ser asfaltado? Ou será que nossos impostos valem menos que o dos outros? Em Jales tem marginal dos dois lados, Votuporanga, então, nem se fala. Enquanto isso, temos que ficar atolados na lama toda vez que chove”, disse um empresário do local que preferiu não se identificar.

Na última sexta-feira, 1º, o CIDADÃO recebeu uma ligação anônima informando que carros estariam atolados no local e que máquinas da prefeitura tiveram de ser utilizadas para retirá-los do barro. A reportagem foi ao local e confirmou a informação. “Não quero ser identificada, mas estou revoltada com essa situação. Toda vez que chove é a mesma coisa e ninguém faz nada”, afirmou a leitora.

Em Votuporanga, no final de 2011 o deputado estadual Carlos Pignatari conquistou junto ao DER – Departamento de estradas e Rodagens - 3,8 quilômetros de marginal que ligam a cidade ao distrito de Simosen que vão custar R$ 1,5 milhão ao cofre do estado. Enquanto isso, os pouco mais de 800 metros que margeiam nosso distrito industrial, seguem sem um centavo de investimento. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Fernandópolis informa a respeito das marginais Avenida Luis Brambatti e Avenida Litério Grecco, que a prefeita Ana Bim, entendendo a importância e necessidade das obras, vai pleitear uma revisão junto ao Governo do Estado e DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Quanto aos projetos, a Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo tem todos os levantamentos de pavimentação, guias e sarjetas das marginais.  

Em nota, DER informou que estuda a execução de obras para pavimentação da marginal Luis Branbati, da SP-320, em Fernandópolis. Como as obras de duplicação da SP-320 ainda não foram concluídas, o DER não descarta a possibilidade da execução da pavimentação da marginal paralelamente às obras na rodovia.

Somente após a conclusão dos estudos será possível a definição de prazos e valores da obra.