Prefeitura intensifica ações no combate a Dengue

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura intensifica ações no combate a Dengue
Nesta época do ano, devido ao período de chuva, o número de casos de dengue costuma aumentar. Para conter esse aumento, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, tem intensificado os trabalhos no combate a doença através de diversas ações.

No mês de janeiro, 8.722 imóveis com casos suspeitos foram visitados pelos agentes de vetores para bloqueio de controle de criadouros. O município conta com 39 agentes que também realizam rotineiramente um trabalho de vistoria, orientação dos moradores e eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Algumas equipes ainda realizam atividades em pontos estratégicos (borracharias, ferro velho e reciclagem) e atividades educativas com palestras nas escolas, universidades, hospitais, centros comunitários e de convivência para Idosos.

Quando há casos confirmados, a equipe de nebulização é enviada até o local para realizar a pulverização no imóvel e em 24 quadras próximas realizando assim o controle de criadouros. As faculdades Unicastelo e FEF, que reúnem grande quantidade de alunos também passaram por nebulização em suas repartições antes da volta às aulas.

Para a secretária da Saúde, Lígia Barreto, além da intensificação dos trabalhos, a colaboração da população é fundamental para o controle da doença, “Nós temos intensificado as ações no combate ao mosquito, mas a conscientização da população em manter os quintais limpos é que faz toda a diferença”, disse.

A diretora da Vigilância, Silvia Bortolozo Garcia de Oliveira também está discutindo ações conjuntas com as secretarias de Educação, Meio Ambiente, com a Ecopav e Fiscalização para eliminar os criadouros em imóveis públicos, e na próxima terça-feira, 5, a equipe técnica da Sucen (setor 083) discutirá ações e estruturações com a equipe de controle de vetores da cidade.