Corpo de Bombeiros precisa de nova frota

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Corpo de Bombeiros precisa de nova frota

 A frota de viaturas do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis está precisando de uma boa renovação. Com caminhões de combate a incêndios com mais de 30 anos, a frota está defasada e colocando em risco a eficiência do trabalho da corporação.

As viaturas datam de 1979 e 1992. Duas delas estão sendo consertadas e, por serem importadas, demanda tempo.

Segundo o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis, Cássio KoitsiHashizume da Luz, recomenda-se que os veículos utilizados pela corporação deva ser renovados a cada cinco anos.

Ainda segundo Koitsi, um acordo firmado entre Corpo de Bombeiros e prefeitura de Fernandópolis, deixa a responsabilidade da aquisição de nova frota à prefeitura. Uma viatura (da mais simples) custa em média R$ 350 mil.

Por se tratar de atendimento de emergência, onde envolve a vida de pessoas, a preocupação é de o veículo quebrar no caminho e dificultar o salvamento das vítimas.

A importância de se renovar as frotas estão sendo estudadas pelos parlamentares do país. Em Minas Gerais, entrou em vigor neste ano uma lei que proíbe a circulação de ônibus de transporte coletivo com mais de 20 anos de uso. Em São Paulo, especificamente para transporte escolar, o veículo não pode ter mais de dez anos.

Em caso de prevenção, as frotas dos Corpos de Bombeiros de todo país também devem receber uma atenção especial.