Conheça os novos secretários do governo municipal

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Conheça os novos secretários do governo municipal

O CIDADÃO traz nesta edição o currículo da Secretária de Meio Ambiente Tais Moita e do Secretário de Desenvolvimento Sustentável Claudecir Vergínio dos Santos.

Secretaria de Meio Ambiente

Taís Oliveira Moita nasceu em Fernandópolis, em 25 de setembro de 1986. A nova secretária escolheu como carreira a dedicação ao Meio Ambiente, se formando Engenheira Ambiental pela FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) em 2008.

Possui aperfeiçoamento profissional pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) em Perícia Ambiental e Licenciamento Ambiental e diversos cursos complementares como Licenciamento Ambiental, Gestão Urbana, Reciclagem de Materiais, Alternativas Energéticas de Menor Impacto e Impactos Ambientais da Agropecuária, entre outros.

Seu último trabalho antes de assumir a secretaria municipal do Meio Ambiente foi no estado da Bahia, na Faculdade FAAHF (Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira).

Feliz com o novo desafio, Taís acredita que o trabalho em equipe é um dos pontos mais importantes para o sucesso. “Tenho certeza que vamos fazer um bom trabalho colaborando, não apenas com a nossa pasta, mas com toda a administração.”

A secretária já traçou algumas ações como adequação do Horto Florestal, recuperação das áreas de preservação permanente, ampliação do Programa de Educação Ambiental Municipal, intensificação e ampliação da área de abrangência da fiscalização ambiental, legalização dos ecopontos, melhorar a classificação do município no Programa Estadual Município Verde Azul, implementar melhorias nos projetos paisagísticos nas áreas municipais e ampliar o projeto Disque Árvore.

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Fernandópolis Claudecir Verginio dos Santos trabalhou no antigo Banespa e, após a privatização, no Santander por 34 anos. Durante a carreira bancária, passou por onze agências, todas em cidades diferentes, sempre residindo em cada uma delas.

Possui cursos de Técnico em Eletrônica, Topografia e formação graduada em Biologia, além de mais de 40 cursos extracurriculares, dos mais variados possíveis, principalmente na gestão de recursos humanos. “Acredito que a cultura e treinamento nos trazem a libertação”, afirma Claudecir, que é casado, pai de dois filhos e reside em Fernandópolis desde o ano passado, quando escolheu a cidade para viver.

Segundo Claudecir, seu objetivo principal à frente da pasta é cuidar bem dos empreendedores da cidade, dando suporte e atenção. Disponibilizar novos parques industriais com infraestrutura, boa localização e acesso, ajudar na implantação de escolas de treinamentos técnicos, oferecendo material humano especializado às empresas, que também faz parte dos seus planos.