Secretaria de Saúde
Lígia Barreto é formada em Serviço Social pela Faculdade Federal do Rio de Janeiro e bacharel em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Araçatuba. É também especialista de Educação em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto e Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem 25 anos de exercício na Secretaria Estadual de Saúde e atuou como Articuladora da Atenção Básica dessa Secretaria Estadual até recentemente.
Pela segunda vez, Lígia assume a Saúde do município. Na primeira gestão da prefeita Ana Bim, ajudou na conquista da UBS do Paraíso, de um novo prédio da UBS Brasilândia e um novo setor na UBS Pôr do Sol, reforma e ampliação dos Postinhos do Ipanema, Uirapuru, Brasitânia, Caic, Ana Luiza, Araguaia, Santa Bárbara, Vila Regina, Central de Saúde, CADIP, Caps e CISARF. Entre outras conquistas também podemos citar o Centro de Controle de Zoonoses e o Dr. Ônibus.
Para Lígia, o objetivo principal da Secretaria Municipal de Saúde é desenvolver uma gestão para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio das ações da Atenção Básica de Saúde, que são realizadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma a garantir os princípios norteadores pelo SUS, que são o acesso à saúde, minimizar as desigualdades, prioridade aos grupos mais vulneráveis e com maior risco de adoecer.
Segundo Lígia, nessa gestão também serão otimizadas as ações já desenvolvidas pelo Centro de Atenção às Doenças Infecciosas e Parasitárias (CADIP), Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), Centro de Referência em Saúde, Clínica da Saúde da Criança, Centro de Apoio à Saúde da Mulher, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), área odontológica com ampla ênfase na prevenção e o Laboratório Regional do SUS com a oferta de mais tipos de exames.
É preciso destacar que, segundo a secretária, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também receberá todo o apoio necessário para o atendimento de urgência com a máxima segurança e qualidade.
Lígia também ressalta que seu modelo de gestão é democrático priorizando a participação da comunidade (por meio dos conselhos, lideranças comunitárias e dos vereadores responsáveis pela Comissão de Saúde e Educação) e na interlocução com os secretários de saúde dos outros 12 municípios da microrregião.
“Eu e minha equipe estamos disponíveis para ouvir todos os munícipes em suas críticas e sugestões de melhorias seja através do 0800 da prefeitura, dos Conselhos Municipais e também diretamente”, destacou Lígia.
Segundo a secretária também está sendo feito um trabalho para o fortalecimento das parcerias com a Fundação Educacional de Fernandópolis, UNICASTELO, Instituto de Prevenção “GuliaMarzola Faria” da Fundação Pio XII e, sobretudo, com a Santa Casa que é o coração de nossa cidade.
Sobre as Unidades de Saúde em especial, Lígia demonstrou preocupação em saber a atual situação de cada uma. “Estamos realizando um amplo e completo diagnóstico da realidade encontrada nas unidades de saúde quanto à estrutura física, recursos humanos e materiais, para a tomada das providências necessárias procurando resolver todos os problemas encontrados. Também já iniciamos um processo de capacitação de todos os profissionais que atuam na Rede de Atenção Básica para oferecermos uma assistência humanizada, qualificada e, consequentemente, mais resolutiva para toda a nossa população”.
A nova secretária finalizou falando sobre o desafio e deixando um recado para a população. “Estou muito feliz e confiante. Tenho certeza de que junto à prefeita vamos conseguir muitas melhorias para a Saúde de Fernandópolis. Desejo a todos os munícipes um ano de 2013 com muita SAÚDE!”
Secretaria de Agricultura
Victor Batista Moita nasceu em 4 de abril de 1984, é médico veterinário formado pela Universidade Camilo Castelo Branco de Fernandópolis e pós-graduado em Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. Recentemente também concluiu o curso de Gerenciamento de Projetos.
Começou sua carreira na cidade de Sinop (MT), em um Frigorífico onde ocupou o cargo de Gerente da Garantia da Qualidade. Trabalhou também focado na produção pecuária em diversos estados brasileiros, em uma empresa que é considerada a terceira maior em nutrição do país.
Antes de ocupar o cargo de secretário da Agricultura, Victor trabalhou em uma multinacional do ramo de proteína animal no estado de São Paulo, atuando diretamente em um programa de fomento.
Em relação à pasta da Agricultura o novo secretário aceitou com alegria o convite da prefeita Ana Bim. Além da experiência na área, Victor levou em conta seu gosto pelas coisas do campo “Quem trabalha com as coisas do campo tem que por o coração no que faz. É do campo que vem o alimento, é do campo que vem a matéria prima e por isso tudo que é produzido e também o produtor tem que ser tratado com muito respeito e carinho”, declarou Victor.
Para ele, os objetivos do seu trabalho estão voltados ao produtor rural, fazendo com que os mesmos tenham sucesso na atividade. “Temos como ideal, direcionar projetos focados na pecuária, agricultura e aquicultura, sempre pensando na diversificação e integração das atividades das empresas rurais”, afirmou.
Quanto aos projetos que já existem a intenção é dar sequência no que estiver andando e colocar em prática aquilo que ainda não começou. “Iremos capacitar e treinar o produtor rural em diversas áreas. O produtor tem que produzir com qualidade e ter facilidade no escoamento de sua produção”.
Para Victor o contato com os produtores nos primeiros dias a frente da pasta tem sido muito bom e dar apoio às propriedades rurais é fundamental para o desempenho de um bom trabalho. “O nosso foco é o sucesso do produtor. Vamos continuar com as ações da patrulha rural e também queremos buscar novas formas de ajudar esse produtor”.
O secretário também destaca a importância da conservação das estradas e das pontes. “Entendemos que o produtor deve ter um bom acesso a sua propriedade tanto para o escoamento da sua produção quanto para o transporte escolar. E isso com certeza faz parte das prioridades do nosso trabalho”.
Um exemplo disso é a ponte do bairro do Córrego do Coqueiro que foi destruída recentemente pela chuva, mas que já foi reconstruída pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, através da reivindicação do secretário de Agricultura.
Sobre os planos para o futuro da administração, Victor está otimista em trazer coisas novas para Fernandópolis. “Estamos empenhados em novas estratégias e novas buscas por diversos setores de produção. A ideia não é monopolizar um só produto e sim diversificar a produção, como por exemplo, através da bovinocultura de corte de leite, ovinocultura, aquicultura, avicultura, fomentar a produção de hortifrutis e grãos e através do incentivo à agricultura familiar.”