Cidade terá “Centro Dia” para atenção ao idoso

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Cidade terá “Centro Dia” para atenção ao idoso

Fernandópolis vai ganhar o “Centro Dia” para atenção ao idoso e assina termo de adesão ao programa “São Paulo Amigo do Idoso”. Os convênios foram assinados na quarta-feira, 28, pelo prefeito Luiz Vilar e pela secretária da Assistência Social, Flávia Resende, que estavam acompanhados do vereador André Pessuto, no Palácio dos Bandeirantes.

Para implantação do “Centro Dia” o município deverá receber investimento de R$ 500 mil para a construção da sede do projeto. A unidade contará com uma equipe multidisciplinar para atenção ao idoso nas áreas da saúde com médico geriatra, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, além de equipes de apoio para ações de lazer, alimentação e limpeza.

A família que trabalha poderá deixar o idoso no “Centro Dia” de manhã e só buscá-lo no final do dia. Durante o período em que permanecer na unidade, o idoso participará de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e cuidados com a saúde, entre outros. Ao final da tarde, estará de volta à sua casa e sem perder seus vínculos familiares. Além de Fernandópolis, outras 108 cidades assinaram convênios nesse sentido.

Já o programa “São Paulo Amigo do Idoso” cria um plano de metas na atenção ao idoso. Os municípios receberão selo conforme atingir as metas estabelecidas na cartilha.

Para receber o selo, as prefeituras precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações, entre eletivas e obrigatórias, a Assinatura do Termo de Adesão (1), Ações obrigatórias para receber o Selo Inicial (2), Ações obrigatórias e eletivas para receber o Selo Intermediário (3) e Ação obrigatória e eletiva para receber o Selo Pleno (4).

Após a assinatura do Termo de Adesão, a primeira ação obrigatória a ser realizada pelos municípios é a criação do Conselho Municipal do Idoso, que terá papel fiscalizador das providências que a prefeitura precisa tomar para ser certificada.