Nove deputados - seis federais e três estaduais - participam hoje do movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!” em Votuporanga, o que mostrou a força da cidade vizinha no cenário político e do movimento em todo Brasil. O evento, realizado no Centro de Convenções "Jornalista Nélson Camargo" transcorrerá até o fim do dia.
A campanha, iniciada em setembro, com cerca de 50 instituições do Estado de São Paulo, realiza uma mobilização de Santas Casas e hospitais filantrópicos para reverter a difícil situação financeira enfrentada por essas entidades.
Estão presentes os deputados federais Antônio Brito (PTB/BA), presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e autor do relatório da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, Darcísio Perondi (PMDB/RS), Jurandir Maciel (PTB/RS), Edinho Araújo (PMDB/SP), João Dado (PDT/SP) e Eleuses Paiva (PSD/SP), além dos deputados estaduais Itamar Borges (PMDB-SP), Carlos Pignatari (PSDB-SP) e João Paulo Rillo (PT-SP).
O reajuste dos valores defasados repassados pelo SUS - Sistema Único de Saúde - e a revisão das dívidas constituídas em razão dessa defasagem são as principais reivindicações do movimento. A reunião em Votuporanga posicionou os participantes sobre a abrangência que o movimento atingiu desde que foi criado e também discutiu ações que serão tomadas pelo grupo, visando à conquista das solicitações.
Desde a idealização da campanha em prol das entidades, Santas Casas e hospitais beneficentes paulistas têm se articulado para o desenvolvimento do movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!”. A união destas instituições gerou documentos que foram protocolados junto ao governo federal e ao estado, e compartilhados com muitas outras entidades, inclusive de outros estados, autoridades e parceiros da causa.
A Santa Casa de Fernandópolis está sendo representada por seu provedor, Dr. Geraldo Silva de Carvalho.