Unicastelo participa da Semana da Conciliação

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Unicastelo participa da Semana da Conciliação

O curso de Direito, através do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade, participa da campanha nacional promovida pelo Poder Judiciário

A Semana Nacional da Conciliação está acontecendo em todo o Brasil, nas esferas judiciárias Estadual e Federal. Ela teve início na última quarta-feira, 7, e se encerra na próxima terça-feira, 14.

O curso de Direito da Unicastelo participa dessa campanha em Fernandópolis, através do seu Núcleo de Práticas Jurídicas, onde estão instalados o Setor de Conciliação e o Cartório Anexo do Juizado Especial Civil, ambos convênios da universidade com o Tribunal Justiça de São Paulo, que visam a conciliação.

A Semana Nacional da Conciliação foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça e visa a difusão dos meios consensuais para a solução dos litígios, de processos judiciais em andamentos, bem como aqueles que ainda não foram proposto judicialmente.

Alessandra Gimene Molina, docente da Unicastelo e supervisora do Núcleo de Práticas Jurídicas, explica que a campanha funciona como um “mutirão” que envolve diversas entidades jurídicas a fim de dar solução definitiva a processos de forma rápida e eficaz.

A cada ano, a Semana da Conciliação cresce em número de atendimentos e de casos solucionados. Para a edição deste ano, Alessandra espera que cerca de 150 audiências sejam realizadas em Fernandópolis, um crescimento de 30% em relação a 2011.

A CONCILIAÇÃO

A Conciliação Judicial é um meio de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa, o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo.

Por ser um instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios, é destinada as partes de um processo judicial, que pode ter inicial pelo relato da parte reclamante à parte reclamada que será convidada a comparecer em data e horário marcados por um setor do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em Fernandópolis, este trabalho envolve diversos profissionais, entre eles, os advogados orientadores e colaboradores contratados pela Unicastelo, advogados conciliadores indicados pela 45ª Subsecção da OAB Fernandópolis e os discentes conciliadores e serventuários da Justiça.