Vigilância Sanitária orienta população sobre cuidados com a dengue

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Vigilância Sanitária orienta população sobre cuidados com a dengue

Apesar do baixo índice de casos positivos de dengue, população não pode descuidar

O Dia de Finados está chegando e os cemitérios já estão sendo preparados para receber a população. A Vigilância Sanitária aproveita para orientar à população sobre o cuidado com a dengue.

Vasos de flores devem ter furos para não acumular água. A areia grossa também é recomendada para evitar o acúmulo de águas nos pratos e vasos de plantas.

A organização e limpeza do cemitério também devem ser mantidas; portanto, evite jogar lixo no chão.

De acordo com a Vigilância Sanitária da Prefeitura, os dois cemitérios são considerados pontos estratégicos de trabalho. A cada 15 dias, agentes de vetores fazem pesquisa larvária, para eliminar criadouros. Vasos de flores são furados e complementados com areia grossa.

“Há muito tempo que não encontramos larvas nos cemitérios. A população tem sido uma grande aliada no combate à dengue, a maioria tem dado preferência aos vasos de flores com furos, que evita o acúmulo de água e a proliferação da dengue. Apesar de Fernandópolis estar com um baixo índice de casos positivos de dengue no município, não podemos descuidar”, destaca Fabiana Lavezo, responsável pela Vigilância Sanitária.

Quem pretende fazer limpeza de sepulturas com a utilização de água tem até o dia 1º de novembro. O prazo para pinturas, reformas e reparo nos jazigos, túmulos e capelas já terminou.

A partir do dia 1º, os únicos serviços que poderão ser executados serão a limpeza ou polimento das sepulturas, com a utilização de tecidos, não permitida a utilização de água, seja através de baldes ou mangueiras.

O objetivo é eliminar possíveis transtornos durante os dias de Finados e deixar os cemitérios limpos e organizados para receber os visitantes.

O horário de funcionamento dos cemitérios no Dia de Finados será das 7h às 19h30.