SIRF avisará via celular sobre 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

SIRF avisará via celular sobre 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa

 A maioria dos estados realizará a segunda etapa da vacinação do rebanho em novembro e o SIRF - Sindicato Rural de Fernandópolis - auxiliará na campanha, anunciando os prazos de registro a seus associados através de mensagens de texto via celular. 

Para receber as mensagens, basta acessar o site TAG! TORPEDOS, escolher a opção “SINDICATO RURAL DE FERNANDÓPOLIS” e cadastrar os dados ou visitar a sede do Sindicato Rural de Fernandópolis ou pedir o cadastro pelo telefone 34422860 

No primeiro semestre deste ano, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa imunizou mais de 165 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos) no país, o que representa a imunização de 97,85% desses animais. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Não participaram da primeira etapa da campanha deste ano os estados de Santa Catarina e do Amapá. Santa Catarina é considerada zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Durante o primeiro semestre de 2011, a campanha imunizou 97,7% de bovinos. 
 
Este ano, o Amapá passou a fazer a vacinação dos animais em uma única etapa anual, durante o mês de novembro, devido às condições desfavoráveis do clima local para ser realizada em outro período. 
 
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2012 teve início em março e foi encerrada em junho. 
 
Em Fernandópolis
 
A primeira fase da campanha contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, vacinou 99,03% do rebanho paulista e Fernandópolis continua mantendo os altos índices após com apoio do sindicato rural da cidade nos trabalhos de prevenção e continuidade no combate a doença.Segundo o presidente do SIRF Fernandópolis, Marcos Mazeti, desde 2000, São Paulo é reconhecido como “Estado livre da febre aftosa com vacinação”, pela OIE, organização mundial encarregada de exercer a vigilância sobre segurança sanitária do comércio de animais.
 
O Programa de Erradicação da doença tem como meta principal a declaração como “livre de febre aftosa sem vacinação”, com a retirada gradual da vacina nos próximos anos.O Estado tem um total de 4.549.794 milhões cabeças de bovídeos, sendo 4.515.045 bovinos e 34.749 bubalinos nesta faixa etária. O índice da campanha em 2012 é superior ao mesmo período de ano passado quando 98,21% do rebanho foi vacinado.