Depois de mais de três anos e meio paralisadas, as obras da Academia a Céu Aberto foram, de certa forma, retomadas essa semana. Mesmo com o convênio assinado desde o final de 2008 com o governo federal, as obras até hoje não passaram dos alicerces. Agora, três ou quatro funcionários de empreiteiras diferentes começaram a trabalhar no local.
De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, R$ 950 miljá teriam sido destinados à prefeitura para realização da obra, mas até então, não se sabe como esse dinheiro foi empregado.
Na manhã de ontem, apenas um funcionário da empreiteira Engecontrabalhava na obra realizando a pintura do que um dia será um alambrado. Esse trabalhador confirmou que a empreiteira em que trabalha, por enquanto, foi incumbida apenas de realizar a pintura dos alambrados e que outra empreiteira estaria trabalhando na construção de uma rampa.
O projeto consiste de um complexo de lazer e entretenimento gratuito à população. A Super Academia, de acordo com o projeto, terá aparelhos modernos de aço inoxidável, que não enferrujam com a exposição ao sol e à chuva. Já a data em que esse projeto sairá do papel para tomar suas formas reais é incerta.
Em julho de 2010 o prefeito Luis Vilar de Siqueira garantiu, através de sua assessoria de imprensa, que outras cinco academias do gênero seriam construídas nos bairros, “para que as pessoas tenham onde se reunir com os amigos e familiares nos finais de semana e feriados”, mas até o momento, em todo esse tempo, nem a primeira começou a tomar forma.