O recém-inventado programa “Saúde no Inverno” causou tumulto na UBS Waltrudes Baraldi, no Jardim Planalto, na noite desta quarta-feira, 29. Com poucos médicos e muitos pacientes, a população que não consegue ser atendida durante o dia, também sofreu para ser atendida à noite.
Muitos tiveram de ficar horas em pé numa fila à espera de atendimento, já que há tempos não conseguiam se consultar na unidade de saúde.
“Vim trazer meu filho, que está com febre, logo de manhã, e me mandaram voltar à tarde. Fiz isso e já eram 17h não tinham me atendido ainda. Desisti e fui embora, corri com ele para a Santa Casa, que estava lotada também e eles fazem cara feia, falando que em casos assim a gente tem que vir ao postinho. Agora eu vim aqui para ver se descobrem o que ele tem - e tenho que ficar esse tempo todo aqui no sereno. Agora são 20h20, minha senha é a 131 e eles estão ainda na 34”, disse uma mãe revoltada com a situação.
Após várias desistências, duas ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - chegaram para “agilizar” o atendimento. Enquanto isso, o posto de atendimento da unidade estava apenas com uma ambulância para realizar os atendimentos de urgência, caso acontecessem.