Associação de Amigos apresenta projeto já apresentado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Associação de Amigos apresenta projeto já apresentado

 A Associação de Amigos do Município de Fernandópolis entregou nesta quarta-feira, 1º, ao prefeito de Fernandópolis, Luis Vilar de Siqueira, um projeto para implantação de FATEC – Faculdade de Tecnologia – no município.

 A comissão, formada por empresários, comerciantes, profissionais liberais, representantes de Clubes de Serviço, Lojas Maçônicas e entidades, foi recebida no gabinete do prefeito, por ele e pela presidente da Câmara, Creusa Nossa.

 Tal atitude seria normal, se o projeto já não estivesse nas mãos do secretário de Desenvolvimento do Estado, Davi Zaia, desde o dia 19 de maio, quando foi entregue pelo oficial de justiça Antônio Leal da Silva durante visita do secretário à cidade.

 Isso foi encarado por Leal como uma manobra política da Associação de Amigos, junto ao chefe do executivo.

 “Essa manobra me faz recordar o que aconteceu no início de 2008, quando nós coletamos 15400 assinaturas pela instalação da UTI Neonatal na Santa Casa de Fernandópolis, e entregamos ao diretor regional da Saúde de São José do Rio Preto. Meses depois, época de campanha eleitoral municipal daquele ano, foi noticiado que um deputado e o secretário estadual iriam enviar R$ 1 milhão para instalar a UTI Neonatal. Houve uma movimentação muito grande, que incluía o então candidato a prefeito e atual chefe do Poder Executivo, muito se falou, e a verdade é que estamos aguardando até hoje”, disse Antônio Leal.

 Ainda segundo ele, na época, tudo não passou de promessas eleitorais. “Não passaram de promessas. Peguei uma cópia das assinaturas e enviei ao Promotor de Justiça que é responsável pela Criança e Adolescente. Ele entrou com ação civil pública e o juiz deferiu a tutela antecipada para que fosse instalada a UTI neonatal em 90 dias. Estamos agora aguardando a instalação – mas por força de sentença judicial, e não por aquela promessa de quatro anos atrás, que ficou nisso: na promessa. Agora, a coisa é bem parecida: próximo à eleição, ingerência num trabalho do Movimento Popular...é igual, mesmo”, afirmou.

 Segundo Leal, o modus operandi se repete no caso da FATEC: “desde 2006 o Movimento Popular postula a criação de uma FATEC em Fernandópolis, há até um projeto de lei na Ordem do Dia da Assembleia Legislativa”, explicou. O oficial de Justiça disse que a Associação de Amigos “finge ignorar o nosso trabalho em prol da FATEC”.

 A entrevista completa pode ser acompanhada na Coluna Observatório desta semana.