Fernandopolenses têm mais 6 dias para participar do “Bombeiro Sangue Bom”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolenses têm mais 6 dias para participar do “Bombeiro Sangue Bom”

 A população fernandopolense ainda tem mais seis dias para participar da campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que começou no último dia 2 – Dia do Bombeiro -, e vai até terça-feira, 31. A campanha organizada pelo Corpo de Bombeiros já arrecadou dezenas de bolsas de sangue para o hemocentro de Fernandópolis, mas ainda precisa de muito mais.

Nesta época do ano, as doações no município caem até 30% por causa do frio e das férias escolares, justamente num período em que o número de acidentes aumenta.  O objetivo é incentivar a população a doar sangue e ajudar a abastecer o hemocentro – e, assim como no ano passado, a população tem participado maciçamente.  

 No ano passado, Fernandópolis foi a segunda colocada da região na “competição” entre os batalhões. A unidade fernandopolense perdeu apenas para a de Catanduva, que arrecadou dentre os civis 753 bolsas de sangue, enquanto Fernandópolis arrecadou 586.

 Fernandópolis se destacou ainda no quesito proporcionalidade, ficando à frente de grandes cidades como Rio Preto, que arrecadou 201 bolsas, Mirassol com 108 doações, Tanabi com 78, além da vizinha Votuporanga, que conseguiu um total de 130 doadores para a campanha.

 Apesar da disputa entre os batalhões, nessa competição pelo bem, o principal prêmio, segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis, Orlando Candeia Júnior, é a satisfação de cumprir um dever de ser humano.

  “Nós recebemos medalhas, elogios, congratulações, mas nada para nós tem mais valor do que essa sensação de dever cumprido, saber que graças a um gesto simples podemos ajudar a salvar dezenas de vidas, pessoas que talvez a gente nem conheça e nunca chegue a conhecer. Minha família pessoalmente nunca precisou, mas e se acaso um dia vier a precisar? Quem realmente precisa é que sabe a importância de um gesto como esse”, disse o bombeiro.

 Além do esforço pessoal de cada bombeiro fernandopolense, este ano a campanha ganhou o apoio de algumas empresas da cidade. O grupo Arakaki, a SECOL, Supermercados Pessotto Cohab/Flex  e da rede Tomaladaka/Gigantão, que encaminharam seus colaboradores ao hemocentro, para realizar a doação de sangue e se cadastrarem como possíveis doadores de medula óssea. 

 Cada doação leva cerca de dez minutos e permite salvar até três vidas.

COMO DOAR

 Para ser doador, basta estar em boas condições de saúde, ir alimentado, ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 kg.

 Os médicos recomendam evitar alimentos gordurosos quatro horas antes de doar e bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

 Quem estiver gripado deve esperar uma semana. Grávidas não podem doar. Pessoas que fizeram tatuagem devem esperar um ano para fazer a doação.

 Não podem participar da doação pessoas que tiveram hepatites B, C e D após os dez anos de idade, doença de Chagas, malária e que usem drogas injetáveis.