TV Globo denuncia sobrepreço nas obras da Ferrovia Norte-Sul

20 de Agosto de 2025

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TV Globo denuncia sobrepreço nas obras da Ferrovia Norte-Sul

Trecho citado em reportagem do Jornal Nacional é o que liga Ouro Verde (GO) a Estrela D’Oeste

 Uma equipe de reportagem do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão fez recentemente matéria sobre a situação da Ferrovia Norte-Sul, que foi ao ar no último dia 13. A reportagem denunciou a existência de “sobrepreço” nas obras do trecho da ferrovia entre Ouro Verde de Goiás e Estrela D’Oeste (SP).

 Segundo a reportagem, existiriam “denúncias de superfaturamento e desvio de dinheiro na execução das obras”.

 A ferrovia Norte-Sul tem a missão de interligar as regiões brasileiras. Esse deveria ser um dos principais caminhos do desenvolvimento do Brasil - uma ferrovia estratégica para escoar a riqueza do interior do país. Mas em um trecho da ferrovia Norte-Sul, os trilhos não chegam a lugar nenhum, porque as obras foram interrompidas.

 O grande projeto da ferrovia teve início há 25 anos. Depois de duas décadas paradas, as obras foram retomadas em 2007. O projeto prevê 4,5 mil quilômetros de trilhos, ligando Barcarena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Apenas 2,2 mil quilômetros passaram por algum tipo de obra, e só 1,5 mil quilômetros de trilhos foram construídos.

ESTRELA D’OESTE

 O Tribunal de Contas da União encontrou indícios de irregularidades em quatro pontos da ferrovia: sobrepreço e superfaturamento entre Aguiarnópolis e Palmas - e Palmas e Uruaçu; deficiências no projeto entre Uruaçu e Anápolis; e ainda atraso, falta de fiscalização, problemas de licitação e mais sobrepreço no trecho que vai de Ouro Verde de Goiás a Estrela d’Oeste.

 Há duas semanas, o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, o “Juquinha”, chegou a ser preso pela Polícia Federal por suspeita de desvio de verbas da ferrovia. Segundo a Polícia Federal, seu patrimônio pessoal saltou de R$ 500 mil para R$ 60 milhões enquanto a Valec fazia a Ferrovia Norte-Sul. “Juquinha” foi solto no dia 10.

 O atual presidente da estatal, José Eduardo Castello Branco, culpa a antiga direção da empresa pelos problemas e quer responsabilizar também as empreiteiras que fizeram a obra.

 “Nós temos que contratar outras empresas. Poderão ser até as mesmas, mas se vencerem a licitação. Então, nós estamos programando para agosto uma licitação ou duas para resolver estas obras remanescentes. O grosso deste investimento adicional não é o ‘refazimento’ de obras, mas a execução de obras que deixaram de ser feitas”, afirmou José Eduardo Castello Branco.

Para isso, a Valec pediu mais R$ 400 milhões ao governo federal.

ZPE

 Projetada para ser importante entroncamento da ferrovia Norte-Sul (no município de Estrela D’Oeste, num trecho que cruza a SP-320, a 15 km de Fernandópolis), a região noroeste paulista aguarda ansiosa a entronização da ferrovia em sua realidade econômica.

 Para Fernandópolis, a ferrovia é ainda mais importante, porque, em tese, pode viabilizar a implantação da Zona de Processamento de Exportação, a ZPE Paulista, como vem sendo chamada, criada no papel há dois anos pelo governo federal e que ainda nada possui de concreto.

 Para atrair o interesse de investidores, a ZPE precisa contar com multimodalidade de transportes – e a ferrovia é o transporte mais barato existente no país. Até agora, nem as autoridades do município, nem a sociedade civil organizada se manifestaram sobre o assunto.