A Pastoral foi criada no final do ano de 2002, quando o padre Carlos Augusto Fabri, pároco da época da Paróquia Santa Rita de Cássia, realizou uma conversa particular e uma avaliação com cada ministro instituído acerca dos trabalhos desenvolvidos e outros a serem contemplados. Foi apresentada ao padre a necessidade da Igreja estar presente na Santa Casa para rezar junto aos enfermos.
A ideia foi acolhida. No ano de 2003, a Igreja Católica no Brasil realizou a Campanha da Fraternidade voltada aos idosos. Seu tema era: Fraternidade e pessoas idosas; e seu lema: Vida, dignidade e esperança.
Foi designado um coordenador para cada dia da semana, bem como aos sábados e domingos, com a equipe que permaneceu fiel. A partir disso, o serviço de visitas foi adquirindo caráter de Pastoral. A equipe passou a ter formações, retiros, reuniões, confraternizações e planejamentos que integraram a caminhada.
No decorrer desses anos de trabalho, a Pastoral da Visita realizou Campanhas de lençóis, travesseiros, tecidos felpudos para banho, bem como promoveu o Projeto da Beleza Solidária e o Projeto Dose de Leitura, com arrecadações de Revistas e Livros Infantis. Tais campanhas tiveram a colaboração da paróquia e também de crianças em escolas que foram motivadas às doações.
De acordo com o padre responsável pela Pastoral da Visita em Fernandópolis, Rodolfo Cabrini, o objetivo é fortalecer o enfermo na fé esperança através da presença e oração do visitador. “O trabalho não possui nenhum vínculo econômico e político, mas pastoral e espiritual. O visitador é a presença da Igreja que, almeja alimentar a espiritualidade do enfermo. Pretende animá-lo diante de seu sofrimento, a fim de que possa encontrar sentido de vida diante das incertezas e angústias advindas de sua enfermidade. Por fim, o visitador é convidado a encontrar-se com Cristo na pessoa do irmão que sofre”, explicou o padre.
Além das visitas da Pastoral, os padres visitam o hospital quando solicitados pela família ou acompanhante do enfermo, administrando o Sacramento da Unção dos Enfermos.