Pastoral da Visita completa 10 anos de trabalho em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Pastoral da Visita completa 10 anos de trabalho em Fernandópolis
 No último dia 14 foi comemorado o Dia de São Camilo Lellis, padroeiro dos enfermos, um momento importante para recordar a existência de um grupo que, assim como o Santo, presta um serviço humanitário e espiritual aos enfermos: a Pastoral da Visita da Igreja Católica de Fernandópolis, que completa dez anos de trabalho junto à Santa Casa de Misericórdia no final deste ano. 

 A Pastoral foi criada no final do ano de 2002, quando o padre Carlos Augusto Fabri, pároco da época da Paróquia Santa Rita de Cássia, realizou uma conversa particular e uma avaliação com cada ministro instituído acerca dos trabalhos desenvolvidos e outros a serem contemplados. Foi apresentada ao padre a necessidade da Igreja estar presente na Santa Casa para rezar junto aos enfermos.  

 A ideia foi acolhida. No ano de 2003, a Igreja Católica no Brasil realizou a Campanha da Fraternidade voltada aos idosos. Seu tema era: Fraternidade e pessoas idosas; e seu lema: Vida, dignidade e esperança.

  Em fevereiro deste mesmo ano, o então seminarista Valdair Aparecido Rodrigues, que hoje é padre na cidade de Jales e reitor do seminário diocesano, chegou à cidade para estágio pastoral, sendo lançado o desafio de organizar um serviço de visitas aos enfermos hospitalizados que fossem realizados todos os dias da semana. Foram convidados os fiéis da paróquia que quisessem integrar tal equipe. Tão logo, aconteceu a primeira reunião no Centro Pastoral da Vila Aparecida. 

 Foi designado um coordenador para cada dia da semana, bem como aos sábados e domingos, com a equipe que permaneceu fiel. A partir disso, o serviço de visitas foi adquirindo caráter de Pastoral. A equipe passou a ter formações, retiros, reuniões, confraternizações e planejamentos que integraram a caminhada. 

 No decorrer desses anos de trabalho, a Pastoral da Visita realizou Campanhas de lençóis, travesseiros, tecidos felpudos para banho, bem como promoveu o Projeto da Beleza Solidária e o Projeto Dose de Leitura, com arrecadações de Revistas e Livros Infantis. Tais campanhas tiveram a colaboração da paróquia e também de crianças em escolas que foram motivadas às doações. 

 De acordo com o padre responsável pela Pastoral da Visita em Fernandópolis, Rodolfo Cabrini, o objetivo é fortalecer o enfermo na fé esperança através da presença e oração do visitador. “O trabalho não possui nenhum vínculo econômico e político, mas pastoral e espiritual. O visitador é a presença da Igreja que, almeja alimentar a espiritualidade do enfermo. Pretende animá-lo diante de seu sofrimento, a fim de que possa encontrar sentido de vida diante das incertezas e angústias advindas de sua enfermidade. Por fim, o visitador é convidado a encontrar-se com Cristo na pessoa do irmão que sofre”, explicou o padre. 

 Além das visitas da Pastoral, os padres visitam o hospital quando solicitados pela família ou acompanhante do enfermo, administrando o Sacramento da Unção dos Enfermos.