Defesa Civil alerta para problemas típicos do inverno paulista

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Defesa Civil alerta para problemas típicos do inverno paulista
 Em nota, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil alerta a população para os eventuais problemas característicos do inverno paulista, conhecido também como período de estiagem, ou seja: época com redução, atraso, ou ausência de chuvas.
 De acordo com a defesa civil, a falta de chuva desencadeia processos naturais que podem prejudicar a sociedade, pois o ar fica mais seco, causando problemas respiratórios como gripes e alergias.
 Há possibilidade de racionamento de água em virtude da sua diminuição nos reservatórios e rios e também falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade no Brasil é produzida por usinas hidrelétricas.
 Além disso, aumenta o perigo de incêndios em matas e florestas. No Estado de São Paulo entrou em vigor em 1º de julho o Plano de Contingência para período de estiagem.
 No ano passado o plano foi implantado de maneira experimental e este ano, já consolidado, estão previstas ações de prevenção, preparação, monitoramento e combate a incêndio. O Plano se baseia na adoção de medidas antecipadas à deflagração de focos de incêndios em coberturas vegetais, bem como as destinadas à promoção e a recuperação da saúde da população, a partir do acompanhamento dos índices de URA - Umidade Relativa do Ar.
 Para minimizar os efeitos do período de estiagem esses procedimentos deverão ser adotados: Evite jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento; se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros.
 Cuidados com a saúde: beba muita água e coma mais frutas e vegetais; a desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos; evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia; evite ar-condicionado, pois resseca ainda mais o ar, umedeça o ar de sua casa deixando toalhas úmidas em alguns cômodos. Economize água: feche a torneira enquanto escova os dentes; evite banhos demorados.
 A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil traz as informações acima, com o intuito de envolver a comunidade no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local e promover a sensibilização, para a mudança de cultura.