Falsos vendedores de anúncios podem circular por Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Falsos vendedores de anúncios podem circular por Fernandópolis

 A ACIF - Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis - e a Publitel Editora emitiram essa semana um comunicado de alerta a todos os empresários sobre os falsários vendedores de anúncio da nova lista telefônica.

 De acordo com um comunicado, a comercialização de espaços publicitários para empresas na lista telefônica de Fernandópolis está sendo realizada por representantes da ACIF através da visita in loco e com identificação.

 O empresário deverá efetuar o pagamento dos anúncios reservados na lista Publitel somente após a publicação e o recebimento da lista telefônica no seu respectivo estabelecimento.

GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA

 Segundo o comunicado, é comum que alguns golpistas, se passando por administradores de listas telefônicas ou empresas de marketing, ofereçam uma falsa “propaganda gratuita”, bastando que o empresário ou funcionário confirme alguns dados e assine um contrato enviado por fax, que deve retornar para o número indicado.

 Em posse dos dados da empresa e do documento assinado, na maioria das vezes com alto valor, os golpistas iniciam a cobrança referente aos valores do suposto contrato, com ameaça de protesto de títulos e cobrança judicial.

 Para não cair no golpe é preciso que a empresa oriente seus funcionários a não fornecer dados da empresa a desconhecidos. É importante ressaltar que a cobrança é indevida, pois se trata de um golpe. Portanto, o valor cobrado não deve ser pago.

GOLPE DO FALSO BOLETO

Com o volume de impostos e taxas a se pagar algumas quadrilhas se aproveitam da situação e emitem cobranças falsas em nome de entidades inexistentes e as enviam às empresas. A cobrança, com taxas e impostos fictícios, é recebida em forma de boleto bancário.

 Em meio a outras cobranças, o empresário pode se confundir e acabar efetuando o pagamento do “falso boleto”, atingindo o objetivo do golpista.

 Portanto, a ACIF ressalta que é preciso que os lojistas e seus funcionários estejam atentos e somente realizem o pagamento de documentos desta natureza após estarem cientes de sua autenticidade.

 Dúvida sobre anúncios ou suspeita de fraude entrar em contato com a ACIF pelo telefone (17) 3465 3555.