Jovens fernandopolenses conquistam vaga na segunda etapa da OBF

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Jovens fernandopolenses conquistam vaga na segunda etapa da OBF

 Quatro jovens estudantes do Colégio Coopere de Fernandópolis conquistaram vagas na segunda etapa da OBF – Olimpíada Brasileira de Física – que será realizada em São José do Rio Preto.

 Eduardo Augusto Pontes (1º ano do ensino médio), Leticia Marin Mendes (1º ano do ensino médio), Mariana Prado da Silva (2º ano do ensino médio) e Leonardo Pinheiro Batista (3º ano do ensino médio), conquistaram a vaga após passarem pela primeira fase que é constituída de questões de múltipla escolha. Todos os alunos tiveram que escolher 20 das 30 questões disponíveis.

 Já na segunda será parcialmente dissertativa, onde participantes deverão escolher oito dentre as 16 questões apresentadas.

 Se os fernandopolenses passarem pela segunda fase estarão classificados para 3º e última fase que será constituída por uma prova experimental e uma teórica para os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, e somente uma teórica para os alunos do 3° ano do ensino médio.

 Os participantes do 3ª série do ensino médio terão oito questões para serem resolvidas. Os estudantes da 1ª série e da 2ª série do ensino médio terão 16 questões, das quais o participante escolherá oito para resolver, de acordo com as instruções específicas no caderno de resposta.

 Os resultados de todas as fases e os gabaritos (resumidos e comentados) das 2ª e 3ª fases serão divulgados na página oficial da OBF.

 Os 40 estudantes da 1ª série com melhor desempenho na 3ª fase da OBF2012 e que atendam ao limite de idade exigido pelo Comitê da IPHO - International Physics Olympiad - e da OIBF - Olimpíada Iberoamericana de Física -, serão convidados a participar do processo de preparação para as Olimpíadas Internacionais de Física de 2014.

 Durante o processo, os estudantes poderão participar de atividades diferenciadas (aulas experimentais, resolução de problemas, palestras, visitas a laboratórios de pesquisa nas universidades de seus estados), base para a Olimpíada.