Alunos da Unicastelo visitam a Expozebu

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Alunos da Unicastelo visitam a Expozebu

Estudantes participam do maior evento zebuíno do mundo e conhecem empresa de melhoramento genético bovino

 No inicio deste mês, alunos dos cursos de Agronomia e de Medicina Veterinária da Unicastelo de Fernandópolis visitaram a empresa Alta Genetics do Brasil, considerada uma das maiores empresas de melhoramento genético bovino do mundo, e também a Expozebu, a maior feira de zebuínos do mundo. A visita técnica na cidade de Uberaba-MG foi supervisionada pelo professor André da Cruz França Lema.

 Na Alta Genetics, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a dinâmica de uma empresa de produção e venda de sêmen bovino, ovino e caprino, além de visitar as dependências onde ficam alojados os melhores touros das raças Nelore, Guzerá, Gir, Tabapuã e Brahman e ainda os taurinos Senepol, Charolês e Red Angus. Eles visitaram ainda a central de coleta de sêmen de ovinos e caprinos, onde conheceram as raças Dorper, Santa Inês, Suffolk, Saanen e Anglo Nubiano.

 Na visita à Expozebu, os alunos participaram do Projeto Zebu na Escola - 2012, realizando visita monitorada ao Museu do Zebu e ao Parque Fernando Costa, para reconhecer as raças zebuínas e os projetos de sustentabilidade do setor. O objetivo do projeto foi de apresentar a trajetória das raças zebuínas e sua evolução tecnológica no Brasil, garantindo aos participantes aprender um pouco mais sobre a história econômica e cultural do agronegócio brasileiro desenvolvido com as raças zebuínas.

 Na visita aos pavilhões das raças, os alunos tiveram contato com animais das raças Nelore e Nelore Mocho, Gir, Guzerá, Tabapuã, Indubrasil, Brahman e Sindi. Em cada pavilhão visitado, eles recebiam informações gerais a respeito das principais características dos animais zebuínos e algumas curiosidades a respeito das raças.

 Também acompanharam o julgamento das principais raças, visitaram o pavilhão do torneio leiteiro e ainda tiveram a oportunidade de fazer contato com diversas empresas do setor pecuário das áreas de nutrição animal, inseminação artificial, equipamentos em geral, além das associações dos criadores das diferentes raças expostas.

 Segundo Lema, outro ponto de destaque durante a visita foi o encontro com ex-alunos da universidade, atuais profissionais, que estavam trabalhando na feira. “Além de todo o universo que envolve a pecuária, estes encontros foram mais um estímulo para os nossos acadêmicos”, destacou o professor.