De 5 a 9 de maio, aconteceu a “IX Conferencia Estadual dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente” no município de Serra Negra.
A Federação de Fernandópolis, composta por 20 pessoas da região, entre as quais havia sete adolescentes, participou ativamente dos debates, defendendo algumas propostas para um melhor trabalho e efetivação de Políticas Públicas com crianças e adolescentes, que foram levantadas na conferencia municipal de novembro de 2011.
 região terá quatro representantes em Brasília na Conferência Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que acontecerá em julho de 2012, sendo dois deles delegados eleitos de Fernandópolis: o adolescente Diego Dreyson de Araújo Lima, de 17 anos, e a Conselheira Tutelar Luciane Maria Dinardi.
Os delegados deverão estar na capital nacional em julho deste ano discutindo propostas para o melhor atendimento de crianças e adolescentes, como uma melhor capacitação de profissionais que atuam nessa área, fortalecendo a rede de atendimento e um espaço para participação dos adolescentes com direito a voz, no conselho municipal da criança e adolescente conhecido como CMDCA, dentre outros.
Sobre a presença de Diego na conferência, diz Luciane Dinardi: “É bom saber que adolescentes de nosso município se destacam discutindo políticas públicas, num momento onde a droga destrói a vida de muitos adolescentes nessa idade. Isso nos leva a crer que vale a pena investir na vida sócio-educativa do nosso país”.