CONSEG começa a definir estratégias da “Operação Expô”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CONSEG começa a definir estratégias da “Operação Expô”

 O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Fernandópolis, que é afeto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, desde quinta-feira vem definindo as ações que serão implantadas no período de 17 a 27 deste mês, quando será realizada a 45ª Exposição. 

 Composto por representantes das polícias Civil e Militar, Justiça, Ministério Público, Poder Legislativo, OAB, Imprensa e comunidade, o órgão tem por objetivo subsidiar os agentes públicos na elaboração de projetos de segurança – e a Expô, potencialmente, é o período mais delicado do ano.

 Em reunião extraordinária na quinta-feira, no escritório do advogado Marcelo Ferreira, presidente do CONSEG, o delegado Oreste Carósio Neto explicou que, durante a festa, todos os efetivos da Polícia Civil e da PM são utilizados, inclusive as equipes da DIG, GOE e Equipe de Escoltas e Apoio, a antiga Garra.

 As forças policiais cuidam principalmente da cidade, do trânsito e dos arredores da Expô, onde costumam acontecer furtos de veículos. No interior do recinto, a segurança é feita por empresas particulares, mas há uma base da Polícia Militar. Serão instaladas câmeras de segurança em todo o parque de exposições.

CAMPANHA

 Como de praxe, o CONSEG fará uma campanha esclarecendo quais são os riscos – desde furtos de residências até com os veículos e durante a circulação no recinto.

 De acordo com o Capitão PM Wilson Cardoso Jr, panfletos serão distribuídos em postos públicos e principalmente na Avenida Expedicionários Brasileiros, por onde circula a grande maioria das pessoas que vão à festa. Também serão confeccionadas faixas alusivas à questão da segurança. Até o helicóptero “Águia” foi requisitado para os dias de maior movimentação humana.

 Nos dias 14, 15 e 16, uma comissão de membros do CONSEG percorrerá as emissoras de rádio para divulgar a campanha. A Expô começa no dia 17.