Fernandópolis recebe neste sábado, 28, na Praça da Matriz a partir das 8h, a ação social “Farmacêutico na Praça”. Trata-se de uma campanha promovida pelo CRF-SP - Conselho Regional de Farmácia de São Paulo - para orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, perigos da automedicação e muito mais.
Em Fernandópolis, a ação contará com a participação de farmacêuticos voluntários que irão oferecer serviços gratuitos à população de aferição de pressão arterial e aferição de glicemia capilar (diabetes).
Esses serviços podem ser prestados por farmácias e drogarias, como determina a RDC 44/09 da Anvisa, que inclui também serviços de saúde como a medição de temperatura corporal, inaloterapia, perfuração de glóbulo auricular (colocação de brincos) e a aplicação de injetáveis.
Quem passar pelo local também receberá informações sobre a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência e sobre a necessidade do uso racional de medicamentos.
A ação “Farmacêutico na Praça” procura despertar na população a importância da prevenção, acompanhamento e controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão arterial, além de alertar que o farmacêutico é um profissional de saúde acessível, que pode ajudar nesse controle.
Durante evento serão distribuídos folders com informações importantes para a prevenção de doenças e para o uso correto de medicamentos, destacando que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população e está sempre disponível nas farmácias e drogarias para fornecer essas orientações.
A ação será realizada simultaneamente em mais 20 cidades paulistas.
CRF-SP
Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo é o maior órgão fiscalizador de estabelecimentos farmacêuticos, com mais 80 mil fiscalizações anuais. Maior instituição representativa da categoria, atualmente o CRF-SP possui cerca de 50 mil profissionais inscritos.