Dessa forma, a voz é um instrumento de identidade, expressa condições individuais, físicas ou emocionais, pois se não estivermos em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema ou alteração de nosso estado emocional (tanto nossa alegria quanto nosso momento de tristeza, de raiva, de medo).
Nesse sentido, a voz denuncia quando estamos apaixonados (as) por alguém. Quando estamos cansados, calmos, tristes, alegres, nervosos. Também demonstra que acabamos de acordar. E, ainda, quando não conhecemos uma pessoa, mas, sim, ouvimos sua voz (ao telefone), logo fazemos uma imagem mental de como ela poderá ser: alta ou baixa, jovem ou velha, entre outras imagens possíveis.
Além disso, sabemos que existem profissionais que necessitam da voz como sua principal ferramenta, por exemplo: advogados, cantores, atores. Nessas atividades em que a voz é um diferencial, cuidar bem dela é fundamental, resultando em maior produtividade, resultados positivos e fortalece o poder pessoal de conquista e de sucesso profissional.