“Palhaços de Plantão” buscam apoio para continuar o trabalho

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

“Palhaços de Plantão” buscam apoio para continuar o trabalho
 Rafael Guerra de Aquino se formou em Enfermagem na FEF em 2003. Hoje, aos 32 anos, concilia seu trabalho de lecionar na Funec, de Santa Fé do Sul, com a luta pela manutenção de um projeto que é a sua “menina dos olhos”: o grupo “Palhaços de Plantão”, cujo trabalho artístico é realizado em hospitais, especialmente (mas não apenas) com crianças, e cujo objetivo é “modificar de alguma forma a rotina”.
 
 O “Dr. Ferrugem”, apelido do palhaço interpretado por Rafael, garante que o fim é artístico, não terapêutico. “A terapia pode vir como conseqüência”, diz.
 
 Além de Rafael, participam do grupo Álvaro Henrique Rovares, o “Dr. Salxixa”, Silvio da Cunha, o “Dr. Tô Veno”, e Gabriela de Carvalho, a “Dra. Florisbela”.   Atualmente, Rafael praticamente não atua, cuida mais da direção e do suporte técnico. O grupo já esteve duas vezes na Colômbia e já participou de um encontro de “doutores” chamado “Palhaços em Rede”, realizado em São Paulo.
 
 No momento, eles buscam patrocinadores para sua ação. Enquanto isso, recrutam pessoas para treiná-las para a função. Rafael afirma que o novato leva em média três meses para se preparar para atuar em hospitais.
 
 Na próxima sexta-feira, 27 de abril, às 20h, o grupo proferirá palestra no Teatro Municipal de Fernandópolis, sob o tema “Os Olhos do Palhaço”. Quem quiser entrar em contato com o grupo deve ligar para (17) 9715-3141 ou enviar mensagem para palhacosdeplantao.org.        
                  O grupo, na visão dos próprios membros
 
 “Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde é uma organização não governamental, que acredita no poder do riso e na verdade do palhaço como fonte de promoção de saúde. Desde 2000 os Palhaços de Plantão desenvolve projetos no interior paulista, tanto em hospitais como nas áreas de treinamento, educação e pesquisa.
 
 Rafael de Aquino criou os “Doutores da Graça” em janeiro de 2000, para desenvolver um trabalho de cunho artístico, com atores treinados para atuar na área da saúde, a fim de contribuir no tratamento de crianças e adolescentes internadas em hospitais, proporcionando alívio do sofrimento por meio do riso. Hoje o grupo é denominado “Palhaços de Plantão”, pois acreditamos na prontidão e eficiência de um trabalho que se mantém dentro e fora do hospital proporcionando, além do riso, uma reflexão, nas atividades formativas e apresentações sobre temas específicos.
 
 Nossa missão é desenvolver um trabalho artístico baseado na exploração do cômico, enfocando a figura do palhaço como carreadora dos reais valores humanos, buscando a igualdade e a profundidade das relações, dentro e fora do hospital.
 Por ano são atendidas aproximadamente 1000 crianças em Votuporanga - SP. Além disso, são realizadas apresentações em todo o noroeste paulista.
 
 Nos hospitais são realizadas visitas às crianças, buscando transformar a dor em riso. Sempre dois palhaços fazem visitas duas vezes por semana, desenvolvendo um jogo individual com cada criança, buscando uma relação engraçada e verdadeira.
 
 Os Palhaços de Plantão desenvolvem espetáculos, cursos, workshops, oficinas e palestras com temas de prevenção de agravos e promoção à saúde e relacionados ao desenvolvimento humano e a qualidade de vida, facilitando o processo de aprendizagem por meio de aspectos lúdicos, levando informação e formação.