O advogado Henri Dias, que integra a diretoria da Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer de Fernandópolis (AVCC), usando a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 17, conclamou a população e as autoridades para que “não deixem morrer” a entidade.
Henri queixou-se da falta dos repasses legais da prefeitura para a AVCC, que novamente estão atrasados. O advogado, que também é presidente da OAB local, lembrou em seu discurso a trajetória da entidade, fundada em 1998. “Nossa AVCC foi a única a construir com seus próprios recursos um hospital para tratamento do câncer”, afirmou.
Ele destacou a importância da retomada do serviço home care, através do qual voluntários da entidade e profissionais da saúde levam conforto e tratamento aos doentes em suas próprias casas e defendeu a parceria firmada com a Fundação Pio XII de Barretos, “a única forma de manter de pé o trabalho do nosso hospital”.
CANDINHA
A vereadora Cândida de Jesus Silva Nogueira, pioneira da Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer, aproveitou a sessão para lançar publicamente uma campanha de arrecadação de leite, que será destinado aos pacientes.
A vereadora solicitou o apoio de todos os vereadores, da imprensa e da comunidade para reunir 70 doadores fixos. O objetivo é que cada um deles doe mensalmente uma caixa de 12 litros, totalizando 840 unidades. Interessados em ajudar poderão procurar a AVCC na Rua Paraíba, no prédio do antigo Albergue Noturno, ou pelo telefone 3462-5070.
Baroni pede vista de projeto do “centro de informações ao turista”
Durante a sessão, o vereador Etore Baroni (PSDB) pediu vista por cinco dias do projeto de Lei 12/2012, de autoria do prefeito, que dispõe sobre autorização de crédito adicional especial de R$ 292,5 mil destinados à execução de obras de construção de um centro de informações ao turista e adequações na Praça Joaquim Antonio Pereira.
O vereador justificou o pedido dizendo que as informações solicitadas pelo Legislativo já estavam de posse do assessor da administração José Cassadante Junior; entretanto, este teve que ir às pressas para Rio Preto em razão de problemas de saúde, não tendo tido tempo hábil para repassar as respostas aos vereadores. O pedido foi aprovado por unanimidade.
PROJETOS
Os vereadores votaram e aprovaram os seguintes Projetos:
- Projeto de Lei nº 55/2012, de autoria da vereadora Neide Nunes Borges Garcia Gomes, dispõe sobre denominação de via pública – Rua João Monezi; Projeto de Lei nº 56/2012, de autoria da vereadora Neide Nunes Borges Garcia Gomes, reconhece de utilidade pública a Associação dos Motociclistas de Fernandópolis – AMF;
- Projeto de Lei nº 60/2012, de autoria do vereador Dorival Pântano, dispõe sobre denominação de próprio público – Centro de Convivência de Idosos União da Terceira Idade da Brasilândia “Maria Aparecida Lino da Silva”;
- Projeto de Lei Complementar nº 03/2012, de autoria da Mesa da Câmara, altera dispositivos da Lei Complementar nº 84, de 17/02/2011, que dispõe sobre o quadro de pessoal da Câmara Municipal de Fernandópolis.
O requerimento do advogado Fausto Ruy Pinato, autor da denúncia contra o prefeito Luiz Vilar de Siqueira, solicitando o direito de praticar atos de acusação e de falar em plenário por igual prazo concedido à defesa, após manifestação dos vereadores e antes da manifestação da defesa, quando do julgamento da última Comissão Processante – “Comissão da Capina” – foi aprovado por unanimidade.