AME de Fernandópolis: conheça essa instituição

Compartilhe -

AME de Fernandópolis: conheça essa instituição
  Em 19 de março passado, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis iniciou os atendimentos aos pacientes de Fernandópolis e da sua microrregião.

 Para o mês de abril foram disponibilizadas 1340 consultas em dez especialidades, tais como cardiologia, cirurgia vascular, neurologia, nefrologia, endocrinologia (infantil e adulto), ortopedia, oftalmologia, reumatologia, nutrição e psicologia. Também são oferecidos à população da microrregião de Fernandópolis, exames de Raio-X e ultrassonografia, também agendados pelas UBS – Unidades Básicas de Saúde dos municípios.

 Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, organização de saúde contratada pela Secretaria da Saúde de São Paulo para gerenciar o AME e a Unidade de Reabilitação da Rede “Lucy Montoro”, os colaboradores do AME Fernandópolis foram treinados para os seus cargos específicos e nesta fase inicial aprimoram a capacitação no uso do sistema de gerenciamento dos serviços; justificando-se, assim, o planejamento do aumento progressivo de produção nos três primeiros meses de funcionamento.

 Até o final deste ano o AME Fernandópolis atingirá a sua capacidade plena de consultas e exames; conforme meta pactuada com a Secretaria da Saúde paulista.

COMO PROCEDER:

 Após consultar o clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, havendo necessidade, o paciente será encaminhado ao especialista através de agendamento, recebendo nesse ato a guia com o dia e horário marcados. O paciente deve comparecer no local designado com a antecedência informada.

 Nessa fase, de acordo com o planejamento da Secretaria de Saúde de São Paulo, os pacientes ainda serão encaminhados em primeira consulta ao AME Votuporanga, que detém a dotação orçamentária e os recursos para este ano. Após a primeira consulta o paciente poderá ter alta ou ser agendado para o retorno no AME Fernandópolis para, continuidade do tratamento.

 É importante ressaltar a existência de pacientes, de nossa cidade e região, que estão em tratamento no AME Votuporanga há mais de três anos. Dessa forma, sendo agendados os retornos para o AME de Fernandópolis, esses pacientes agora terão mais facilidade de locomoção e comodidade de atendimento.

 A exceção é a especialidade de oftalmologia. Nesse caso as consultas serão agendadas para atendimento no AME Fernandópolis, já em primeira consulta. Tratando-se a oftalmologia de uma especialidade de referência, o AME Fernandópolis atenderá aos pacientes das microrregiões de Fernandópolis e de Votuporanga.

 Espera-se que, em futuro próximo, os pacientes de Fernandópolis e da sua microrregião sejam atendidos diretamente pelo AME Fernandópolis nas especialidades implantadas; dependendo de avaliação e planejamento e dotação dos recursos pela Secretaria de Saúde de São Paulo.

 Eventuais dúvidas poderão ser sanadas pela Ouvidoria do AME Fernandópolis, através do telefone 17.3465.3030.

Lucimeire Marques Domingues é gerente do AME de Fernandópolis