Março chegou e, com ele, notícias ruins vindas da região do porto, que fica no município de Populina: os piaus andavam escassos e pequenos. Até publiquei aqui a piada feita pelo veterano pescador Akira Shinya, proprietário de um rancho no Porto Amaral há mais de vinte anos: o Akira disse que estava jogando hormônios no rio, pra ver se os piaus cresciam...
Bem, no último sábado eu e o Zé Bernardo estivemos por lá. Não fomos pescar, apenas cuidar de um assunto particular, mas é claro que aproveitei para conversar com pescadores e comerciantes da área. O dono do bar (e agora restaurante) do lugar me disse que “só estão pegando porquinho”. A informação foi confirmada por um pescador.
Segundo nos disse um amigo que estava no rancho do Pinheiro, “o piau está mais para cima”. Se a informação proceder, provavelmente os cardumes, por alguma razão, estejam próximos da barragem de Água Vermelha.
Pela quantidade de veículos que estavam no porto, devia haver muita gente tentando a sorte no rio. Logo fomos embora e, por isso, não sei os resultados da pesca daquele dia. Provavelmente deve ter sido ruim, como vem acontecendo desde o início da temporada.
Na volta, passamos no Povoado do Sol para ver o velho amigo Zé Ari, que nos confirmou que a coisa anda feia: “outro dia, fui lá e só peguei dois piauzinhos, que soltei por serem abaixo da medida”, contou ele.
Pelo jeito, 2012 não está prometendo muito. Porém, pescaria é pescaria, um esporte cheio de mistérios. Quem sabe os piaus não retornam depois da Páscoa para o velho ponto?