Cursos de Química e Engenharia Química da Unicastelo promovem palestra

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Cursos de Química e Engenharia Química da Unicastelo promovem palestra
 Alunos dos cursos de Química e de Engenharia Química da Unicastelo Campus Fernandópolis tiveram uma palestra sobre atualização profissional com o fiscal do CRQ - Conselho Regional de Química - Eduardo Molina. Ele levou aos discentes assuntos relevantes aos profissionais da Química como, por exemplo, as atribuições dos profissionais e as leis que regem a carreira.
A palestra teve como tema “Legislação Química – A Importância do Químico na Atualidade e as Diferentes Atribuições dos Químicos”. Nela, discutiu-se os campos de atuação do químico e do engenheiro químico.
Eduardo destacou que os profissionais da área, dependendo das atribuições a eles conferidas, podem trabalhar não só nos laboratórios, mas em todas as atividades que exigem o acompanhamento de um profissional, envolvendo projeto, planejamento e controle de produção; desenvolvimento de produtos; operações e controle de processos químicos; saneamento básico; tratamento de resíduos industriais; segurança; gestão de meio ambiente e, em alguns casos específicos, vendas, assistência técnica, planejamento industrial e até direção de empresas.
Ela ainda falou da chamada química forense, que tem sido uma grande aliada dos investigadores para a solução de crimes.
Durante a palestra, foi discutido também o processo de fiscalização por parte do CRQ. O Serviço de Fiscalização do CRQ-IV é executado por 25 fiscais, dos quais 12 cobrem a capital e a região metropolitana de São Paulo e os demais são responsáveis pelas outras cidades do estado. “O principal objetivo da fiscalização é evitar que a sociedade seja prejudicada pela produção de produtos e execução de serviços na área da química por empresas clandestinas ou pessoas desprovidas de conhecimentos científicos”, afirmou Molina.
Segundo os coordenadores Kiko Mininel, de Química, e Silvana Ximenes Mininel, de Engenharia Química), encontros com profissionais da área fazem parte dos projetos de extensão dos cursos.
“Eventos como este tem como objetivo melhorar a formação técnico-científica dos acadêmicos, oportunizando conhecimentos e informações que possam colocá-los a par das atualidades científicas e tecnológicas ligadas à Química”, explica Kiko. “Isto permite a ampliação dos conhecimentos para fronteiras que vão além do ambiente universitário e acadêmico, contribuindo, de maneira definitiva, na formação qualificada dos futuros profissionais da química”, conclui Silvana.