Motoristas criticam “indústria da canetada” na Rodovia Euclides da Cunha
O aposentado Armando (nome fictício) está revoltado com duas autuações de trânsito recebidas num intervalo de cerca de um mês. As duas multas foram aplicadas na Rodovia Euclides da Cunha, a SP-320, que percorre 191 km na região noroeste paulista, entre Mirassol e Rubinéia.
As duas multas mexeram no orçamento do aposentado e encheram de pontos negativos seu prontuário no Departamento de Trânsito. E que não se pense que Armando estava “voando” pela rodovia: as multas foram lavradas quando ele transitava em baixa velocidade.
É que, desde março de 2011, a SP-320 passa por obras de duplicação da pista. Há dezenas de trechos com desvios e outros empecilhos ao fluxo dos veículos. Claro que os usuários suportariam de bom grado essa provação para contarem, no futuro, com uma rodovia segura e de boa qualidade.
O que tem revoltado esses usuários é o que chamam de “indústria de multas”. Muita gente entende que a Polícia Rodoviária está abusando e excedendo o limite do bom senso.
“Numa situação excepcional como essa, a polícia deveria orientar os motoristas, controlar e disciplinar o trânsito. Afinal, a pista está cheia de obstáculos, e alguns trechos causam confusão, principalmente nos acessos às cidades”, sugere Armando.
Outro motorista, Fabricio, conta que por força de ofício percorre semanalmente centenas de quilômetros pela região, inclusive pela SP-320. “O radar móvel é o grande vilão da atualidade. Perto do pontilhão de Jales, por exemplo, há um ‘guarda’ que está sempre escondido atrás de uma placa de sinalização. Todo dia, ele lavra um monte de multas”, afirmou.
VELOCIDADE
O número de multas por excesso de velocidade na SP-320 aumentou mais de dez vezes em apenas um ano. Em 2010, foram 18.335 autuações, contra apenas 1.701 do ano anterior. Em 2011, essas multas tiveram um crescimento de 71% em relação a 2010 – ou seja, ultrapassaram a casa de 30 mil autuações.
Para a Polícia Rodoviária Estadual, base de Rio Preto, o aumento se deve à aquisição dos radares fotográficos em 2010. Os aparelhos podem ser operados pelo policial sem a necessidade da abordagem do veículo, proporcionando mais resultados à fiscalização de controle de velocidade. Antes, os policiais tinham de abordar o motorista para aplicar a multa.
Há 23 pontos na rodovia que, segundo a Polícia Rodoviária, “justificam o uso de radar” Entre os critérios estão o número de acidentes e o fluxo de veículos.
As multas aumentaram de maneira astronômica. Os autos de infração por ultrapassagem em local proibido, por exemplo, tiveram quase 200% de aumento. Os valores arrecadados não foram divulgados.
Alckmin quer entregar obra “aos poucos”
O governador Geraldo Alckmin anunciou que, até maio, o trecho de duplicação da SP-320, a Rodovia Euclides da Cunha, será entregue aos poucos.
“As obras estão até um pouco antecipadas. Nós esperamos a partir de maio já ir entregando a duplicação. O trecho mais adiantado é na região de Santa Fé do Sul. Então, na medida em que os trechos vão sendo duplicados, serão entregues.”
As obras de duplicação da rodovia começaram em março do ano passado. De lá para cá, a Euclides virou um canteiro de obras e desvios e têm provocado aumento no número de acidentes e mortes.
Segundo levantamento da Polícia Rodoviária Estadual, só durante o Carnaval, três pessoas perderam a vida na rodovia. Os acidentes acontecem sempre perto dos canteiros de obras. Motoristas reclamam de sinalização ineficiente nesses locais.
Os próximos trechos que serão entregues passam pelos municípios de Jales, Votuporanga e Fernandópolis.
A Rodovia Euclides da Cunha é uma importante ligação de São Paulo com o estado do Mato Grosso do Sul. O investimento do Governo do Estado é de R$ 773,8 milhões.