Com poucos funcionários, Receita Federal sofre para atender à demanda

20 de Agosto de 2025

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Com poucos funcionários, Receita Federal sofre para atender à demanda
  Com poucos servidores, a agência da Receita Federal de Fernandópolis encontra grandes dificuldades para atender à demanda de contribuintes da cidade e da região. A agência possui seis funcionários e um deles se encontra de licença médica.

 Segundo a chefe da agência fernandopolense Elisabete Correia Lima, a demanda de atendimento que já era alta aumentou ainda mais quando os serviços de arrecadação da Previdência Social foram transferidos para a Receita Federal.

 “A demanda já era grande, e quando transferiram esse trabalho para cá aumentou ainda mais. A princípio, os funcionários que faziam esse trabalho na previdência foram remanejados para nossa agência, mas uma “briga” interna entre o Ministério da Previdência e o Ministério da Fazenda fez com que perdêssemos esses funcionários e tivemos que cuidar sozinhos dos dois serviços”, explicou Elisabete.

 Por conta disso, o delegado titular da Receita Federal de São José do Rio Preto, responsável pelas quatro agências da região, autorizou a limitação da distribuição de senhas para o atendimento, o que causa a irritação de muitos contribuintes.

 “O Governo têm é que contratar mais pessoas e não limitar o atendimento. Enquanto isso, nós é que pagamos o preço, hoje em dia ninguém mais tem tempo para ficar esperando por tanto tempo”, disse o corretor Luciano Gonçalves de Souza. 

 Segundo Elizabete, cada funcionário da Receita Federal chega a atender uma média de 20 pessoas por dia. A agência possui uma meta de tempo determinado para atendimento que não pode ser ultrapassada, por isso a limitação na distribuição de senhas.

  Além de Fernandópolis e das cidades da microrregião, a agência fernandopolense atende contribuintes do Estado de Minas Gerais.  Não há previsão para a realização de concurso público para a contratação de novos funcionários, mas o que se sabe é que esse problema provavelmente não será sanado ainda esse ano devido ao período eleitoral.

 Para tentar desafogar o atendimento, os serviços referentes à regularização de obras do setor de construção civil foram transferidos para a unidade de Votuporanga e os serviços de CAFIR - Cadastro de Imóveis Rurais – de CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica e parcelamento de débitos das pessoas jurídicas são atendidos apenas com agendamento, que pode ser marcado pelo telefone 146 ou pelo site da Receita: www.receita.fazenda.gov.br