Comitiva inicia na 2ª feira cavalgada pela “Boiadeira”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Comitiva inicia na 2ª feira cavalgada pela “Boiadeira”

     Cavaleiros de Novo Horizonte percorrerão pela quarta vez o antigo caminho das boiadas

 Uma comitiva com oito cavaleiros percorrerá, a partir de segunda-feira, 12, a antiga Estrada Boiadeira do Taboado. O objetivo é “reviver o passado, aplacar a saudade e valorizar a cultura”.

 Será a quarta vez que esse grupo refaz o trajeto do velho caminho das boiadas que nasceu há 116 anos e era a única via de escoamento da produção de gado. Essa estrada tinha 350 km e ia de Aparecida do Taboado até Jaboticabal. O grupo começa a jornada em Rubineia e segue até Tanabi. O restante do caminho, até Novo Horizonte, onde moram os aventureiros, será feito por outras vias rurais.

 Ao todo, serão 12 dias de viagem com pouca estrutura, muito chão de terra e mato a perder de vista. Todos os integrantes estão ligados de forma umbilical à vida do campo.  

 Na região de Fernandópolis, a previsão é de que a comitiva almoce na quinta-feira, l5, nas imediações da Fazenda Neca Verdi.

 Vinte burros serão usados como meio de transporte. A tropa planeja percorrer entre 30 e 35 km por dia para não cansar de forma demasiada os animais encarregados de carregar a tralha. Param para descansar, cozinhar e dormir em redes em fazendas ou embaixo de árvores frondosas.

Essa viagem fará parte do filme documentário que já está sendo produzido pela secretária de Cultura de Votuporanga.