Treinador prevê que elenco terá cerca de dezessete atletas no primeiro dia de trabalho
O técnico do Fernandópolis Futebol Clube, Roberto Assis, definiu o próximo dia 23 de fevereiro como a data de apresentação do elenco que disputará o campeonato paulista da 2ª Divisão em 2012.
Segundo o treinador, a apresentação, que havia sido marcada inicialmente para 1º de março, foi antecipada porque muitos adversários já estão treinando há vários dias: “não podemos ficar muito defasados em relação a isso”, justificou.
RETORNO
Depois de dois anos treinando times de Pernambuco – trabalhou no Ipiranga e no Vitória, da primeira divisão, além do Chã Grande, que disputa o campeonato da segunda divisão daquele estado – Roberto resolveu aceitar a proposta da “Águia” depois de conversar com o presidente Ademir de Almeida e o diretor José Carlos Soares.
“Ao que parece, as coisas mudaram no futebol de Fernandópolis a partir do ano passado. Se for assim, com apoio da administração e dos empresários, é possível trabalhar”, disse.
O técnico revelou que no aspecto financeiro poderia ganhar muito mais em clubes do Nordeste, mas optou por ficar em Fernandópolis, onde mora sua família, para fazer um investimento nele mesmo: “Preciso terminar a Faculdade de Educação Física (ele trancou a matrícula na FEF). Além disso, gosto da cidade, o projeto é interessante e, se conseguir o acesso, qualificarei meu currículo”, projetou.
Segundo ele, há muitos jogadores no Nordeste de boa qualidade técnica e dentro da faixa etária do torneio (abaixo de 23 anos, com três exceções). “O problema é que os times de lá estão pagando bem, muito acima do que o Fefecê pode pagar”. Roberto tenta convencer alguns jogadores nordestinos com a perspectiva da abertura de novos horizontes em São Paulo, que considera “o centro das decisões do país, inclusive no futebol”.
LÍDERES
Tanto o treinador quanto a diretoria receitam muita cautela nas contratações: “Precisamos pesquisar bastante, e partir da premissa de que jogadores que ainda não estouraram a idade – nasceram em 1989 ou 1990 - mas que já disputaram duas ou três vezes o torneio, não sentirão o peso, então devem ter a preferência”, disse Roberto.
O critério para a contratação dos três atletas acima de 23 anos permitidos pelo regulamento poderá usar a receita de um “veterano” por setor do time: “Achamos que deve haver uma espinha dorsal, com um zagueiro, um jogador de meio-campo e um atacante com mais experiência. Seria o ideal, porque haveria a comunicação entre esses jogadores e a transferência de seus aprendizados ao longo da carreira para os mais novos”, argumentou o treinador.
No dia 23, Roberto Assis deverá conhecer os primeiros atletas – já estão confirmados nove jogadores de fora. Há mais seis jogadores da base, que participaram do torneio em 2011. “Creio que no dia 23 teremos uns dezessete jogadores começando a preparação”, finalizou.