Depois de mais de cinco meses sem pagar e sem dar satisfação alguma aos funcionários, uma reunião, ontem, entre representantes do frigorífico Boifrig e funcionários da empresa pôs fim ao impasse. Um acordo firmado entre as classes definiu o pagamento do salário de janeiro na próxima quarta-feira, 16, e os atrasados serão parcelados e pagos em dez vezes.
A princípio a proposta foi recusada pelos trabalhadores, mas ao perceberem que se não aceitassem ficariam sem receber, acabaram aceitando a negociação.
“Nunca passei por tanta dificuldade como estou passando agora, estou com aluguel atrasado, passei o Natal sem poder dar um presente sequer para os meus filhos e estou com o nome sujo na praça. O pagamento em dez vezes não vai adiantar muita coisa, mas se não aceitássemos, ficaríamos sem receber nada. É melhor pingar do que secar”, declarou um dos faqueiros do frigorífico, que não quis se identificar.
Após uma reunião de aproximadamente 40 minutos, o acordo foi firmado sobre os seguintes termos: Na sexta-feira, 10, será pago um valor referente a três meses de atraso; na quarta-feira, 14, será pago o salário referente ao mês de janeiro; no dia 20, os funcionários receberão um vale referente ao mês de fevereiro e o restante dos débitos será pago em dez vezes.
Ainda nessa reunião foi discutida a volta dos trabalhos no frigorífico. Segundo um dos funcionários que participou da negociação, os representantes do Boifrig querem que o frigorífico volte a funcionar na próxima semana. “Eles querem voltar a funcionar na semana que vem, só não sei se alguém vai querer trabalhar para eles de novo”, destacou esse funcionário.