Continuam abertas as matriculas para Programa Brasil Alfabetizado. O projeto que visa a reduzir o índice de analfabetismo no município oferece 140 vagas para analfabetos plenos. As matriculas permanecerão abertas até o fim deste mês.
A vantagem principal do programa pedagógico é que as pessoas não precisam sair de casa para estudar; o professor vai até o aluno. As aulas são gratuitas e o curso tem duração de seis meses e carga horária de dez horas semanais.
Em Fernandópolis, o projeto é desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura, Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O programa teve início em 2010 e já formou cerca de 300 alunos, reduzindo o índice de analfabetismo do município de 9,2% para 6%.
De acordo com a secretária de Educação, Darci Marin, o Programa Brasil Alfabetizado tem resgatado a dignidade dos cidadãos e servido como instrumento e principal passaporte de acesso à cidadania.
“É maravilhoso ver as pessoas aprendendo a escrever o próprio nome, tomando o ônibus por conta própria e fazendo outras atividades que antes eram impedidas. A Prefeitura tem lutado para combater o analfabetismo no município, mas esbarra em algumas dificuldades, como a resistência ao estudo. Já começamos o trabalho de visitas nas casas para fazer a matrícula dos alunos e deixamos cartazes nos Posto de Saúde, esperamos preencher o total de vagas”, disse a secretária.
Os interessados em participar do Programa Brasil Alfabetizado podem ligar para a Secretaria Municipal da Educação, pelo telefone 3465-6250, e a equipe se desloca até a casa para fazer a matrícula.
Quem preferir pode procurar a Secretaria Municipal da Educação, localizada na Rua Minas Gerais, nº 993, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.