A expressão popular: “A união faz a força”, desta vez fez a diferença em Fernandópolis. Após mais de três meses de luta contra o “Itaquerão” – a enorme cratera aberta num terreno público com a retirada de terra para obras -, a prefeitura resolveu “dar uma maquiada” no buraco que intrigava os moradores do bairro Hilda Helena.
O serviço foi feito depois que CIDADÃO voltou a cobrar da administração pública uma solução na ultima edição do jornal e da veiculação de uma reportagem da TV Record que mostrava o mesmo problema.
Nas duas reportagens, ficou patente a indignação dos moradores. O buraco, além de acumular lixo e entulho, era utilizado por usuários de drogas e por casais que aproveitavam a escuridão e a falta de visibilidade para realizar atos ilícitos dentro da cratera.
Depois das reportagens, funcionários da prefeitura retiraram terra das laterais do terreno e jogaram no buraco feito pela própria administração.
Em novembro de 2011, nossa redação entrou em contato com a prefeitura através de sua assessoria de comunicação, que informou que naquele terreno seria construída uma creche em 2012. Embora 2012 já tenha começado, até o momento nenhum processo licitatório foi aberto para construção da tal creche.
Na verdade, apesar da “maquiagem”, o buraco continua aberto e recebendo lixo. E da construção da creche ainda pouco se sabe.
Já o terreno da prefeitura que fica de frente ao Itaquerão e que é outro motivo de reclamação dos moradores, por também ser utilizado por usuários e traficantes de drogas, continua abandonado.
O mato toma conta de toda a área, e possíveis criadouros do mosquito da dengue, como garrafas pets, tampas, latas entre outros, estão espalhados por todo local. Os antigos vestiários continuam sendo usados por usuários de drogas e até as telhas de uma das casas do terreno foram furtadas.