O filme que circula na Internet, produzido pelos fernandopolenses Ari Pedro e Aléssio Fuzari – Excluídos x Poder Prostituído – chama a atenção por sua visão critica sobre a política regional e nacional e por satirizar a dura realidade de pessoas que necessitam de atendimento no CISARF – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis, e dormem na rua para obter, na manhã seguinte, algum atendimento médico.
O filme, feito com baixo orçamento, mas com muita dedicação, saiu “na marra”, após uma série de tentativas de encontrar junto ao órgão uma forma de evitar que a população necessitada de atendimento ficasse exposta a tamanho sofrimento.
“Eu sempre passo de manhã em frente ao CISARF e vejo aquela fila enorme. De mês em mês são marcadas as consultas, só que são apenas 30 vagas. Então, as pessoas vão para lá muitas horas antes e passam a noite expostas ao frio, à chuva e a outras adversidades”, disse Ari Pedro.
SÁTIRA
Sem obter resultado algum, os artistas fernandopolenses decidiram satirizar a situação em busca de uma solução. “Por várias vezes eu conversei com os responsáveis do CISARF e apresentei algumas propostas para que aquela cena não se repetisse todo mês, mas nenhuma providência foi tomada; daí decidi satirizar essa situação em busca de uma revolução social”, destacou Ari.
Ao fim do filme é invocada a benção de Dom Manuel Edmilson Cruz, bispo de Limoeiro do Norte (CE), que há alguns anos se recusou a receber a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, em protesto pelo reajuste salarial de 61,8% concedido a deputados e senadores na semana anterior à cerimônia de entrega.