Lagarto quase comeu dedo de Mané da Ótica

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Lagarto quase comeu dedo de Mané da Ótica
 O duro é começar o ano correndo o risco de ser chamado de mentiroso! Mas este caso é absolutamente verídico e aconteceu na tarde do último 25 de dezembro, quando o Mané da Ótica Moderna quase teve o dedo decepado por um “chupa-ovos”.
 O Mané foi comer a “soca” do Natal na casa do Mirão, dono do bar situado na esquina da Rua Pernambuco, em frente ao Supermercado Souza (apesar de morar ali perto, eu nunca soube o nome desse bar).
 O Mirão mora na periferia da cidade, e em seu grande quintal há uma criação de galinhas. Sabe-se lá de onde, apareceu um lagarto tiú, que é o nome pelo qual é conhecido na região o teiú branco (Tupinambis teguixin), famoso por sua agressividade e voracidade. Certamente, o bicho apareceu por lá interessado nos ovos do galinheiro.
 No ato, o grupo de amigos, que já havia entortado uns dois engradados de cerveja, começou a discutir se teiú tem dentes ou não. Tem, não tem, ficou a maior polêmica. Nisso, um baixinho da turma conseguiu agarrar o lagarto. Como escapou das rabadas que o bicho desfere, ninguém sabe. Bebum tem santo forte.
 E quem foi o voluntário para checar a dentição do lagarto? Sim, ele, Mané da Ótica, o herói da Vila Aparecida. Mané enrolou um pano no dedo indicador esquerdo e meteu-o na boca do bicho.
 Se tivesse lido a Wikipédia, Mané veria que o teiú tem “mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos”.  O assustado lagarto mordeu forte, provocando o maior berro já ouvido nas redondezas. Os amigos tentaram ajudar, e Mané, apavorado, acabou enfiando também o indicador direito na bocarra do lagarto. Isso causou um pequeno arranhão também nesse dedo, mas funcionou: Mané conseguiu retirar o indicador esquerdo, enquanto o teiú fugia.
 A família Santos pede encarecidamente que nosso amigo continue sendo chamado de Mané da Ótica, e não de “Mané do Tiú”...