FEF obtém certificação do MEC como “instituição filantrópica”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF obtém certificação do MEC como “instituição filantrópica”
Presidente da Fundação, Paulo Nascimento, destaca o apoio do deputado federal Devanir Ribeiro na conquista
 A FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis, mantenedora das Faculdades Integradas de Fernandópolis, acaba de ser certificada pelo Ministério da Educação como: “Entidade Beneficente de Assistência Social”, por suas ações na área da filantropia.
 A portaria 1.445, assinada pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, foi publicada no Diário Oficial da União em 9 de dezembro. A certificação tem validade por três anos e com validade a partir da publicação da portaria.
 De acordo com a portaria, a FEF atendeu todos os requisitos exigidos pelo Decreto 2.536, de 6 de abril de 1998, que estabelece as normas para a certificação, incluindo ações de filantropia na concessão de auxílio para estudantes e de responsabilidade social e ambiental.
 “O trabalho de filantropia desenvolvido pela Fundação Educacional de Fernandópolis tem grande alcance regional. Basta acompanhar o atendimento realizado pelas Clínicas Integradas da FEF nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, estética e cosmética, laboratório de análises clínicas e farmácia-escola. São cerca de 40 mil atendimentos gratuitos/ano, o que coloca a FEF como referência regional nessa área”, relata o presidente da FEF, Paulo Nascimento.
 Com a certificação a FEF obtém a isenção de contribuição patronal para a seguridade social, além de poder celebrar convênios, inclusive com o SUS, para ampliação do atendimento à comunidade.
 O processo de certificação da FEF como instituição filantrópica tramita no Ministério da Educação desde 2007. De acordo com seu presidente, Paulo Nascimento, o processo avançou a partir do apoio do deputado federal Devanir Ribeiro (PT/SP).
  “O deputado foi fundamental nessa luta. Ele fez questão de conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela FEF, visitando as instalações das Clínicas, conhecendo as ações de filantropia da Instituição e se convenceu da importância social da Instituição para a comunidade regional. Ele abraçou a causa que culminou com a certificação”, enalteceu Nascimento.