Um caminhão Mercedes Benz/1113, de Jales, que era conduzido pelo motorista J.C.P., 50, causou um engavetamento entre cinco veículos na noite de quinta-feira, 3. O acidente aconteceu por volta das 20h na Avenida Expedicionários Brasileiros, em frente à empresa Arakaki Tratores.
Segundo informações do motorista, uma falha mecânica teria causado a perda da força do motor, o que fez o caminhão, que subia a avenida, descer descontroladamente, atingindo os veículos que estavam atrás dele.
A princípio, dois carros foram atingidos: o VW/Gol de Jonas Jesus Luz, 46, que estava acompanhado da mulher e dois filhos, e o VW/Gol de Gustavo Prudenciano Campos, que estava sozinho no veículo.
A publicitária Glenda Scandiuzi, que está grávida de seis meses, dirigia o carro mais próximo do caminhão entre os que não se envolveram no acidente. “Meu filho caçula começou a gritar. Tentei dar ré, mas os motoristas atrás de mim não percebiam o que estava ocorrendo. Felizmente, consegui recuar e escapar por uma rua transversal. Pareciam cenas de cinema”, disse.
Aterrorizados com a cena, os motoristas que estavam atrás de Jonas e de Gustavo começaram a dar ré e a subir nas calçadas para tentar fugir. Em uma dessas tentativas, Vandir Jorge, que conduzia um Fiat/Uno, atingiu o quarto carro, um GM/Prisma cujo motorista não foi identificado.
Apavorado, J.C.P. jogou o caminhão no canteiro da avenida no intuito de parar o veículo e atingiu um poste de iluminação, causando a queda de um poste e o rompimento de alguns cabos de alta tensão, além de uma pequena explosão, que deixou a Avenida sem energia elétrica.
Todas as vítimas foram socorridas por uma unidade do SAMU. Foram constatados apenas ferimentos leves