Fato ou mito; comer gelatina diminui a flacidez?

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fato ou mito; comer gelatina diminui a flacidez?
 Muitos mitos surgem quando o assunto é beleza, alguns ditos populares apontam que comer gelatina ajuda a manter a pele firme e bonita. Para descobrir se isso é realmente verdade o CIDADÃO procurou uma especialista para esclarecer essa dúvida.
  De acordo com a dermatologista Nádia Cristiane de Mattia, isso não passa de mito. “O consumo de colágeno via oral não tem efeito sobre a firmeza da pele. Ingerir a substância seja em pó, cápsulas ou mesmo na gelatina, não é suficiente para a formação de novas fibras nem evita a perda.”, explicou a médica.
O colágeno é responsável exatamente por dar mais firmeza e sustentação à pele. Entretanto, há alguns fatores que promovem a destruição dessas fibras e inibem a sua produção, como a exposição solar sem proteção, o fumo e o envelhecimento. “A partir dos 35 anos, a perda de colágeno passa a ser maior que a produção, devido à diminuição na quantidade das células das quais as fibras se originam”, afirma a dermatologista.
Para retardar o envelhecimento, um dos principais fatores é a prevenção, evitando o comportamento que promove a destruição do colágeno. Além de estimular a produção de colágeno, o especialista pode indicar vários tratamentos que ajudam a ‘proteger’ o colágeno existente no organismo, evitando a sua perda. “O uso de protetor solar e uma boa alimentação ligada a exercícios físicos são ótimas formas de retardar à perca do colágeno”, aponta.
A especialista explica que o uso de cosméticos que têm colágeno em sua formulação também não resulta em uma pele mais jovem e bonita. “O colágeno não vai penetrar nas camadas mais profundas da pele, promovendo a firmeza, esses cremes podem ajudar, pois hidratam a pele”, concluiu a médica.