Motorista de aluguel

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Motorista de aluguel
Todos nós sabemos do perigo que é dirigir alcoolizado. Retomamos o tema devido à sequência de acidentes graves, com mortes, que vem ocorrendo ultimamente. Mesmo em algumas cidades onde a Lei Seca vigora. Alguns diriam que isso só ocorre porque estamos no Brasil! Concordo plenamente. As razões: fiscalização deficiente, jeitinho brasileiro e o “levar vantagem em tudo, certo?” Esses três itens, que já fazem parte do nosso dia-a-dia, vêm sempre acompanhados de um quarto que é a impunidade, para encerrar a questão - contemplando sempre o causador, bem entendido.
 Mas, acredite, existem países que são rigorosíssimos com motoristas bebuns e os punem de verdade com multas altíssimas e nos casos com vítimas, com prisão! No Japão, da sociedade das aparências, a punição ainda é pior porque se estende à família e parentes e, algumas vezes, é razão para demissão do trabalho. Por isso, lá, os cidadãos procuram não “sair da linha” nessa questão.
 Quando sabem que, inevitavelmente, farão uso de bebidas alcoólicas, cientes do risco, deixam os veículos em casa valendo-se do eficiente serviço de transportes coletivos ou táxis existentes no país. Não importa a hora. Daí, outro inevitável: “enchem mesmo a cara”!
 Mas, como que por uma ironia do destino, essa situação etílica acabou criando uma nova profissão no mercado de trabalho: motorista de aluguel!!
 Pois é, como para muitos desses dedicados trabalhadores o veículo é também um instrumento de trabalho, sem contar a questão da vaidade, há os que não os largam em hipótese alguma. Bom, para esses que enquanto sóbrios se dirigem aos compromissos “bebericões” em seus próprios veículos: motoristas de aluguel neles!!
 Sim! Existem, lá, empresas especializadas em fornecer esse serviço a qualquer hora. Basta contatá-los, dar-lhes o endereço de casa, e marcar hora de busca no local. Muitas vezes saem carregados pelos próprios motoristas e colocados quase inconscientes nos bancos traseiros de seus veículos e levados até suas residências com toda a segurança, não importando a hora.
 Dá para imaginar essa situação por aqui, onde sempre corremos o risco de sermos assaltados até mesmo em pleno dia... e sóbrios?!!