Tudo pronto para a 2ª etapa de vacinação contra aftosa

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Tudo pronto para a 2ª etapa de vacinação contra aftosa
A Defesa Agropecuária de Fernandópolis já realizou todos os preparativos para a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa. Essa campanha, que é realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, acontecerá entre os dias 1º e 30 de novembro.
 Todos os bovinos e bubalinos deverão ser vacinados. Os produtores terão até o dia 7 de dezembro para apresentar no escritório da Defesa Agropecuária de sua região a declaração de vacinação, sob pena de multa. O modelo da declaração já está disponível no site www.cda.sp.gov.br.
Segundo o veterinário responsável pela Defesa Agropecuária de Fernandópolis Felipe Guerra Gobbi, a partir de 1º de novembro qualquer movimentação animal só poderá ocorrer depois da vacinação, respeitado o prazo de carência.
 “Durante o mês de campanha, existe a carência com relação ao trânsito de bovinos. Animais que receberem a primeira dose da vacina só poderão ser transportados após 15 dias; os que receberam a segunda vacina terão que respeitar o prazo de sete dias e apenas os animais que receberam a terceira dose poderão ser transportados durante esse período”, afirmou o veterinário.
 Segundo Felipe Gobbi, no ano passado a campanha vacinou 98,21% do rebanho paulistano. Desde 1994 nenhum caso da doença é registrado no Estado. “São Paulo é um Estado-modelo em relação ao índice de vacinação. A expectativa é de que esse ano a campanha alcance o índice de 100% do rebanho vacinado”, disse Gobbi.
A vacina tem um custo médio de R$ 1,50 a dose. O produtor que deixar de vacinar seu gado será multado em R$ 139,60 por animal.