Após denúncia publicada pelo CIDADÃO, na edição n° 306, referente ao descarte clandestino de entulho em uma APP – Área de Preservação Permanente à margem do Ribeirão Santa Rita, o proprietário da empresa Caçambex esteve na redação e afirmou que é a única empresa de caçamba que destina corretamente os detritos colhidos.
De posse das informações, a reportagem foi até a Ecoservice, onde encontrou um espaço reservado para esse tipo de depósito. Uma taxa mínima de R$ 5 é cobrada por caçamba jogada no local, onde é feita a separação do entulho, que é reciclado e reutilizado dos outros detritos.
O dono da Caçambex, conhecido como Maurão, veio à redação após ler a matéria que apontava o descarte ilegal de entulho feito por empresas de caçamba pero do manancial.
“Não estão jogando lixo só lá, não. Tem lixo em todas as APPs. Isso é ilegal, não quero que todos os caçambeiros levem fama por causa de um ou outro que fazem esse despejo ilegal. Minha empresa joga 100% do que é coletado lá na Ecoservice, todos deveriam fazer isso”, afirmou o caçambeiro.
A Ecoservice tem capacidade para recolher todo o entulho de Fernandópolis e das cidades vizinhas, no entanto segundo a administração do local, o que é recolhido ainda é pouco em relação à demanda.