A campanha Voluntária de doação de Sangue organizada pela Jovem Ana Letícia de Carvalho, de 18 anos, arrecadou 24 bolsas de sangue em apenas quatro horas. A coleta foi feita pelos profissionais do hemocentro de Fernandópolis, na Escola João Garcia Andreo no sábado, 24.
O projeto foi totalmente desenvolvido pela jovem, que cursa o 1° ano de enfermagem e contou apenas com a ajuda da mãe, da tia e de uma amiga que trabalha na Secretaria de Ensino e fez a correção do projeto.
A jovem saiu de casa em casa distribuindo panfletos por alguns bairros da cidade visando conquistar o maior número de voluntários. Ana tinha o objetivo de ajudar o hemocentro, que atualmente sofre com a falta de doadores.
Para Vandir Rocha, da comunicação social do hemocentro de Fernandópolis, iniciativas como essas deveriam ser copiadas. “Iniciativas como essa são muito importantes para o hemocentro. Atitudes assim deveriam ser copiadas. Se todo o final de semana tiver uma campanha como essa, o hemocentro não ficará sem sangue”, afirmou Vandir.
Ainda segundo ele, a maioria dos voluntários doou pela primeira vez e isso é ainda melhor - uma vez que, possivelmente, eles voltarão a doar posteriormente. “É importante conscientizar a população sobre as necessidades do hemocentro. Uma vez doadores, a possibilidade de voltarem a doar é muito grande”, disse.
O jovem Juliano foi um dos primeiros a aparecer na escola. Ele doou pela primeira vez. “Eu fiquei sabendo da campanha por uma amiga, achei interessante e resolvi vir doar também. Quem sabe assim eu possa ajudar uma pessoa”, afirmou o jovem.
Dezenas de pessoas foram até a escola com a intenção de se tornar um doador, no entanto, após a triagem feita pelo hemocentro apenas 24 puderam doar desta vez.
Além das 24 bolsas de sangue, foram feitos 11 cadastros de doação de medula óssea.