Dieston Alves cursa o 6º semestre de História na Fundação Educacional de Fernandópolis. Como todo aluno, ele terá que escrever um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – e apresentá-lo perante uma banca.
O tema escolhido pelo estudante é que dá o diferencial nesta história: Dieston elegeu o Parque Residencial São Vicente de Paulo, o “Asilo dos Velhinhos”, como é chamado, como alvo de sua pesquisa.
Dirigido pelos militantes do Movimento Vicentino, o Parque tem mais de 50 anos de história. Criado em 1958, sua primeira sede ficava na Rua Rio de Janeiro. Somente anos depois é que se mudou para o atual endereço, na Avenida Afonso Cáfaro.
Todo esse périplo está sendo aos poucos levantado por Dieston, que está empolgado com o trabalho. “Quando escolhi o tema, a professora Rosinha Costa, que é minha orientadora, disse que eu teria um campo fértil. Ela tinha razão”, disse.
Na última quarta-feira, aproveitando o feriado de 7 de setembro, vários vicentinos estiveram no Parque para darem depoimentos ao estudante. Tudo foi filmado e fotografado.
A Capela do Asilo foi o cenário do encontro, que contou com a presença de personagens importantes do movimento, como Mário Zambon e Sebastião José dos Santos, remanescentes do grupo que fundou o Parque, há mais de meio século.
Por lá estavam também Joaquim Caseli, antigo dirigente vicentino, além de integrantes da nova geração, como o atual presidente, Marinho Pereira e Silva, com a esposa Ondina; o ex-presidente e atual vice Djalma Pontes Neves; Antonio Ferrarezi Neto, o vereador José Carlos Zambon e a professora aposentada Wandalice Franco Renesto, viúva do ex-presidente Waldomiro Renesto.
O clima era de confraternização, captado pelas lentes do fotógrafo Roberto Tsuzuki. Dona Mariana, de 101 anos, participou do encontro. Ela é a interna mais velha do Parque.
Ao final, Dieston estava feliz pelo resultado. Gaúcho de Passo Fundo, ele vive há cerca de 20 anos. Ele quer ser professor a partir do próximo ano, e emocionou-se com o convite feito pela diretoria do Parque para que ingresse no Movimento Vicentino